A partir de hoje, 4.000 fundos alemães permitem investir em cripto
Nova legislação que abrange 4000 fundos de investimentos especiais na Alemanha, permitirá investir em criptoassets
A legislação alemã que entrou em vigor em 1º de julho permite que cerca de 4.000 dos chamados fundos especiais do país invistam em criptoassets, possivelmente abrindo caminho para um aumento na exposição dos investidores alemães à cripto.
De acordo com as novas regras, a Spezialfonds da Alemanha poderá investir até 20% de suas carteiras em criptoassets.
Em maio, Dominik Tyrybon, associado do escritório de advocacia austríaco Schoenherr Attorneys at Law, previu que a legislação “sem dúvida aumentará a posição da Alemanha como um centro de investimento financeiro” e representa “um próximo passo importante para legitimar criptoassets como uma classe de ativos” no alemão economia.
Tyrybon disse:
Os especialistas do mercado já esperam que o novo regulamento liberte investimentos significativos nos mercados de criptografia
O advogado citou estimativas de Sven Hildebrandt, CEO da empresa alemã Distributed Ledger Consulting (DLC), que vê um fluxo potencial de EUR 350 bilhões (US $ 415 bilhões) para ativos cripto digitais.
Continuou Tyrybon:
Isso seria cerca de um quinto dos ativos de cerca de EUR 1,87 trilhões atualmente amarrados em aproximadamente 4.000 fundos especiais domésticos abertos. A questão permanece: quem é o próximo?
Enquanto isso, Frank Dornseifer, diretor-gerente da Associação Federal de Investimentos Alternativos da Alemanha (BAI), foi citado pelo site de notícias local T3N.de dizendo que as novas regras deveriam se aplicar não apenas a fundos especiais, mas a um grupo mais amplo de instituições financeiras que também devem incluir fundos públicos, visto que mantêm desnecessariamente longe uma parte do capital privado.
A legislação do Fondsstandortgesetz foi elaborada pelo Ministério das Finanças e pelo Ministério da Economia e Energia, dirigidos por Olaf Scholz do Partido Social Democrata da Alemanha (SPD) e Peter Altmaier da União dos Democratas Cristãos (CDU), respectivamente.
A implementação da lei segue uma decisão anterior da Alemanha para permitir que os bancos vendam e armazenem criptoassets a partir de 1º de janeiro de 2020. A mudança estimulou uma série de parcerias entre bancos alemães e provedores de criptoativos de custódia.
Fonte: CryptoNews
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future