A popularidade das criptomoedas na rede social Reddit

A rede social Reddit, focada na disponibilização de links de internet, foi foco de um estudo sobre menção e impacto do tema criptomoedas. Estiveram em foco Bitcoin, Ethereum e Monero

A Universidade de Notre Dame e o Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico (PNNL) divulgaram, recentemente, um estudo que envolve a velocidade e a escala das discussões em torno das criptomoedas na rede social Reddit, focada na disponibilização de links de internet pelos usuários. O documento oficial com os resultados da investigação, que é a primeira a realizar esse tipo de análise qualitativa, focou o crescimento da discussão sobre três criptomoedas específicas  – Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Monero (XMR) no Reddit.

A pesquisa comportou o período entre janeiro de 2015 e janeiro de 2018 e uma das principais análises dos especialistas focados no levantamento foi a forte correlação entre os preços das criptomoedas em questão e sua presença no Reddit. Durante o período pesquisado, foram detecatadas 212.302 menções a Bitcoins, 41.792 a Ethereum e 15.035 a Monero, cabendo destacar que o maior impacto de menções ao Bitcoin englobou o final de 2017, época em que a moeda virtual teve sua maior cotação.

Alguns fatos curiosos

Dentre os pontos de registro do estudo, também surgiram algumas interessantes curiosidades, como por exemplo, o tempo médio em que os posts do Reddit passaram a render comentários. Nesse sentido, o tópico mais ágil é o Bitcoin, cujos posts costumam agregar comentários dos usuários após 11 minutos. No caso do Erhereum, esse tempo dobra, indo para 20 minutos e sobem ainda mais, ficando em 27 minutos, com relação ao Monero. O tempo de vida das postagens sobre Bitcoins, no entanto, é mais curto, com o Monero cumprindo um ciclo mais longo e sendo, curiosamente, o que teve maior número de posts não associados a comentários.

FONTE: COINTELEGRAPH

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.