A primeira transação de Bitcoin foi enviada para Hal Finney 12 anos atrás

Hal Finney foi o primeiro a receber Bitcoin – um evento histórico que provou que a rede funcionou na realidade.

Hoje marca o décimo segundo aniversário da primeira transação de Bitcoin enviada de uma pessoa para outra. Na ponta receptora estava o cientista da computação Hal Finney, que obteve os 10 Bitcoins de Satoshi Nakamoto, o misterioso criador pseudônimo da rede.

A transação na data agora histórica provou que o Bitcoin – como uma rede de dinheiro – realmente funcionou na realidade e estabeleceu a base para seu crescimento futuro. Isso aconteceu uma semana depois que Nakamoto começou a rodar a rede Bitcoin em seu sistema de computação.

Além de receber a primeira transação de Bitcoin, Finney, conhecido por seu trabalho em sistemas de criptografia avançados antes de sucumbir a uma doença rara em 2014, também foi a segunda pessoa a administrar Bitcoin. Alguns até conspiram que ele era Nakamoto – uma teoria que circula até hoje.

Hal Finney recebeu a primeira transação de bitcoin

“Eu tirei o bloco 70 e fui o destinatário da primeira transação de bitcoin quando Satoshi enviou dez moedas para mim como um teste”, escreveu Finney em uma postagem no fórum Bitcointalk em 2009. A quantia valia quase nada na época , mas aos preços de mercado atuais, vale mais de $ 353.000.

Finney também foi um dos primeiros indivíduos a fazer uma previsão do preço do Bitcoin. Ele estimou em uma correspondência (que foi inicialmente perdida, mas posteriormente recuperada) para Nakamoto em 2009 que extrapolou a riqueza familiar total mundial – considerando-a entre US $ 100-300 trilhões – com o suprimento de 21 milhões de Bitcoin: Dando a cada moeda um valor de US $ 10 milhões .

E como se esses primeiros não bastassem, Finney também tem a distinção de fazer o primeiro tweet referindo-se ao Bitcoin. Dizia apenas “rodando bitcoin” e, doze anos depois, a rede ainda estava forte.

Fonte: Decrypt

Foto de André Cardoso
Foto de André Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/