A próxima semana tem debate sobre mercado financeiro digital no RJ
Criptomoedas sociais estão entre os temas de um evento sobre mercado financeiro digital no RJ. O evento acontece na quarta, 04 de junho, na UFRJ
“Blockchains e Digitalizações de Moedas Sociais: Pensando Práticas e Desafios na Universidade e no Rio de Janeiro”. Esse é nome de um evento sobre mercado financeiro digital que vai mobilizar o Auditório Maria Nice, situado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), durante toda a tarde da quarta-feira, 04 de junho. O conceito de transparência do blockchain e a noção de criptomoeda social fazem parte da programação prevista para as mesas de debates, que acontecem entre às 14hs e às 17hs.
Além disso, serão apresentados cases de bancos e aplicações comunitárias da tecnologia blockchain, como os leitores podem conferir, na programação completa que trazemos a seguir. Recentemente, por sinal, nosso portal publicou matéria sobre uma moeda virtual social, que conecta investidores e microeemprendedores e ganhou repercussão mundial.
A organização do “Blockchains e Digitalizações de Moedas Sociais: Pensando Práticas e Desafios na Universidade e no Rio de Janeiro” está a cargo do Laboratório Informática e Sociedade da UFRJ, com a participação ativa do Núcleo Interdisciplinar para o Desenviolvimento Social (NIDES), um órgão suplementar do Centro de Tecnologia da universidade federal da capital fluminense. O NIDES tem como foco de atuação o desenvolvimento e apoio a programas e projetos, nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, que tenham como fundamento a solidariedade, alteridade, cidadania, transparência, do respeito à diversidade cultural e ao meio ambiente.
São interessantes iniciativas que mostram a integração entre a academia e a sociedade e também a presença da tecnologia e o papel dos criptoativos como agentes de promoção de desenvolvimento econômico e social. As inscrições para o evento da UFRJ são gratuitas e jé podem ser garantidas, on-line por esse link.
- Veja também: Governo da Venezuela cria projeto social para financiar construção de moradias com Petro
A programação em detalhes
“Blockchains e Digitalizações de Moedas Sociais: Pensando Práticas e Desafios na Universidade e no Rio de Janeiro”.
14h – Abertura: Fernando Severo (LabIS/UFRJ)
14h10 – Mesa: Blockchains Sociais.
Mediador: Celso Alvear (NIDES/UFRJ)
14h10 – Blockchain para Transparência: casos de uso do BNDES – José Nogueira (BNDES)
14h35 – O Projeto Cristal e a blockchain comunitária – Pablo Tutino (Waba Network)
15h – Criptomoedas sociais (Social Criptocurrencies) – Eduardo Diniz (EAESP/FGV)
15h25 – Debate
16h – Mesa: Moedas Sociais e Suas Digitalizações.
Mediador: Arthur Leal (UFRJ/LaPIS)
16h10 – O Banco Comunitário da Cidade de Deus e a moeda social – Lizete Martins e Anderson Oriente (PEP/UFRJ)
16h35 – O Banco Comunitário do Preventório e o microcrédito – Sônia Rodrigues (Banco Preventório) e Marcos Rodrigo (NIDES/UFRJ)
17h – O Banco Comunitário Popular de Maricá e a moeda social digital – Natália Sciammarella (Banco Mumbuca) e Luiz Arthur (HCTE/UFRJ)
17h25 – Debate
17h50 – Encerramento
COM INFORMAÇÕES DE: NIDES/UFRJ
Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.