Preço do Bitcoin caiu US $ 500 em questão de horas
O golpe do PlusToken mudou outros 13.000 Bitcoins no valor de US $ 118 milhões.
Um dos projetos fraudulentos de criptomoeda mais significativos dos últimos anos tentou lavar outros 13.000 bitcoins. Para fazer isso, os responsáveis usaram vários serviços de mixagem. Logo depois, o preço do Bitcoin caiu US $ 500 em questão de horas. Mas será realmente esta a razão por trás da queda?
PlusToken lavou 13.000 BTC
De acordo com o analista de cripto ErgoBTC, publicada no site CryptoPotato, o PlusToken depositou aproximadamente 13.000 bitcoins diretamente nos serviços de mistura nas últimas 24 horas.
A mistura de Bitcoin refere-se a serviços que permitem que os usuários misturem suas moedas com outras. Dessa forma, melhora-se a privacidade e elimina-se a opção de rastreá-las, usando a transparência dos exploradores de blocos.
Os misturadores são trocas sem KYC. Uma vez que os usuários enviam Bitcoins ou outras criptomoedas para o misturador, eles receberão outras moedas em troca, entrando em diferentes endereços da carteira. Os misturadores podem misturar Bitcoin por Bitcoin e também Bitcoin em troca de outras criptomoedas. Ou seja, enviando Bitcoin para Ethereum.
- Ouça nosso podcast:Webitcast #16 – Declarando criptomoedas no Imposto de Renda
Devido à razão acima, os mixers são considerados atividades ilegais e frequentemente relacionadas ao Darknet.
O analista acrescentou que a equipe por trás do fraudulento PlusToken está vendendo seus ativos digitais desde agosto de 2019, em lotes. No entanto, eles desaceleraram recentemente.
Transação
Os supostos autores parecem estar dividindo as quantidades mais substanciais em porções menores para poderem dispor mais facilmente de seus ativos digitais.
Há pouco tempo, em dezembro de 2019, havia outra transação do PlusToken para uma carteira desconhecida, que poderia ser facilmente um destino de serviço de mixagem. A transação valia US $ 105 milhões na época e, diferentemente do incidente atual, o total de tokens Ethereum de 790 mil ETHs estava envolvido.
A venda de dezembro da Ethereum prejudicou o mercado de criptomoedas. Nas horas seguintes, a capitalização de mercado total caiu com mais de US $ 12 bilhões.
Queda do preço do Bitcoin
Da mesma forma, o efeito após a suposta eliminação de Bitcoin desde sábado é idêntico. Em questão de horas, o valor de mercado total caiu mais de 5%, fazendo com que o preço do Bitcoin perca mais de US $ 500 em seu valor intradiário, variando de uma alta diária de US $ 9.200 a menos de US $ 8.700 (a partir de agora).
A maioria das altcoins, ou moedas alternativas, seguiu os mesmos passos. Ethereum e Litecoin caíram cerca de 6%, para $ 230 e $ 59, respectivamente. As moedas Tezos e Binance registram as quedas mais significativas entre as 10 principais moedas. O XTZ caiu 9% e atualmente é negociado a US $ 2,92, enquanto o BNB está abaixo de US $ 8%, abaixo de US $ 20.
No entanto, não está confirmado se as ações negativas de preço de sábado estão estritamente relacionadas à alegada lavagem de dinheiro do PlusToken. Com isso dito, porém, alguns membros da comunidade acreditam firmemente que isso é verdade, pois não é uma ocorrência isolada.
Fonte: CryptoPotato
Jornalista com especialização em História do Brasil pela UFF, trabalhou em diversos veículos de comunicação como O Globo, Jornal do Commercio, revista PC Mundo e Rádio Tupi.