A revolucionária tecnologia Blockchain no setor público

As funções dos governos e dos serviços públicos são vitais e diversificadas, ainda mais agora com a revolucionária tecnologia Blockchain no setor público.

Os governos fornecem liderança, serviços públicos e segurança nacional, eles definem “parâmetros chave” para nossa vida cotidiana, mantêm a ordem e fornecem segurança econômica e assistência. O bom funcionamento dos serviços públicos é crucial para o funcionamento da sociedade e isso, por sua vez, tem um grande impacto na economia. Tendo em vista que tudo isso na teoria é lindo.

No entanto, a percepção pública de como a maioria dos governos funciona é muitas vezes definida como complicada e ineficiente. Além disso, eles tendem a ser reativos e um tanto relutantes em abraçar os avanços tecnológicos cada vez maiores que ocorrem no mundo acelerado de hoje, quando o governo não quer “abraçar” os avanços tecnológicos, algo me diz que esse governo não quer ou não está sendo claro com suas obrigações.

Em resposta a essas críticas, os governos de vários países estão lentamente fazendo a transição para o que foi denominado como “governos digitais”. Isso se refere à criação de novos serviços públicos que potencializam as tecnologias digitais e, portanto, são mais adequados no contexto dos inúmeros desafios complexos da atualidade.

A tecnologia Blockchain tem potencial para se tornar uma das principais tecnologias dentro dos governos digitais. Pode ter um impacto significativo na melhoria e na garantia de que os serviços públicos se tornem mais eficientes, transparentes e seguros. “Seria esse o medo de alguns governantes?”.

Desafios do Setor Público

Hoje em dia, os governos tem a difícil tarefa de armazenar e gerenciar os dados pessoais de seus cidadãos de forma segura e facilmente acessível. Gerenciar, administrar e proteger essa grande quantidade de dados requer uma grande força de trabalho e é caro.

Os sistemas administrativos governamentais muitas vezes ainda se baseiam em sistemas centralizados e hierárquicos antiquados que não são compatíveis com a rápida transformação digital que ocorre hoje. Os dados são freqüentemente armazenados em muitos sistemas diferentes, isolados e não interoperáveis. Isso resulta em processos lentos, ineficientes e opacos que geralmente resultam em erros desnecessários, juntamente com a insatisfação geral. Como vemos acontecer em diversos governos no mundo.

Nas últimas décadas, os cidadãos em todo o mundo ficaram cada vez mais frustrados devido à lentidão e falta de transparência na tomada de decisões administrativas, aos altos custos da burocracia e ao aumento da desconfiança e do ceticismo entre o público em geral e os tomadores de decisão do governo.

Um sistema administrativo centralizado gerenciado por uma grande força de trabalho não oferece um alto nível de proteção de dados e é vulnerável a ataques de hackers e roubo. Os ataques cibernéticos a governos e organizações de serviço público têm sido uma preocupação fundamental nos últimos anos.

Além da falta de transparência e das questões de segurança cibernética, a corrupção é outro dilema indesejado que precisa ser considerado aqui. Embora a corrupção dentro dos governos geralmente tenha diminuído ao longo dos anos, é um problema que ainda prevalece em muitos países.

A corrupção leva à má qualidade dos serviços e da infraestrutura, prejudica a economia e corrói a confiança no setor público. Afeta negativamente as operações comerciais, o emprego e o investimento, e tem um forte impacto negativo no crescimento econômico.

Benefícios para os governos

A tecnologia Blockchain pode ter um impacto significativo na solução desses desafios e tem a capacidade de beneficiar o setor público de várias maneiras. As principais características da tecnologia blockchain, descentralização e imutabilidade, desempenham um papel primordial neste contexto.

A descentralização significa que os dados armazenados no blockchain são visíveis para todos, e a imutabilidade se refere ao fato de que esses dados não podem ser adulterados ou alterados por um indivíduo. Essas características importantes estabelecem a base para a eficiência, segurança e transparência de maneiras nunca antes atingidas no setor público, desde o fornecimento de registros aos cidadãos até a redistribuição de fundos públicos e o combate à corrupção.

Blockchain permite um sistema mais ágil, de mão de obra e custo-benefício

A tecnologia Blockchain pode ajudar os governos a mudar de um método centralizado de armazenamento de dados para um método descentralizado, criando assim um sistema administrativo ágil, de mão de obra e custo-benefício. Pessoas dentro do sistema público podem armazenar seus dados em seu próprio blockchain, que pode se comunicar com o blockchain de outros.

Ao eliminar os sistemas em silos, a redundância de armazenamento poderia ser diminuída, o que resultaria em uma redução geral na capacidade de armazenamento. Em outras palavras, menos burocracia, menos formas de corrupção.

Os processos caros e demorados de gerenciamento de sistemas administrativos podem ser simplificados. Contratos inteligentes e transações customizadas oferecem a possibilidade de automatizar processos, como cobrança de impostos e redução do esforço geral de monitoramento de dados.

Com um sistema baseado em blockchain, é mais fácil acessar os dados no setor público e, como resultado, os processos se tornam mais simplificados e rápidos. As informações podem ser acessadas imediatamente e não precisam ser confirmadas e validadas por muitos. A blockchain atua como uma única fonte de verdade. Isso, por sua vez, também reduz os custos de gerenciamento da responsabilidade e garante a integridade dos dados.

Blockchain aumenta a confiança no governo

Ainda que as razões para a desconfiança governamental sejam diversas, a tecnologia blockchain pode ajudar a restaurar e aumentar a confiança nos serviços públicos.

A tecnologia Blockchain é um sistema garantido e seguro por natureza e fornece um ambiente no qual os dados são armazenados de forma transparente e não podem ser alterados ou manipulados.

Ele permite que os cidadãos visualizem os dados nos quais as decisões governamentais se baseiam e ajuda a entender a razão por trás delas. Quando os cidadãos e governos compartilham o acesso aos registros, o potencial de desconfiança diminui.

Blockchain torna o setor público mais seguro

Um sistema de gerenciamento de dados baseado em blockchain reduz os riscos de ponto único de falha e pode tornar a tentativa de violação quase que nula, pois os dados podem ser descentralizados e armazenados em muitos lugares diferentes. Um bom exemplo aqui são os dados de cidadãos e empresas, que podem ser carregados em uma blockchain governamental e distribuídos e compartilhados em diferentes nós.

Para adquirir acesso ao conjunto de dados completo, seria necessário hackear todos os nós de uma vez, pois hackear apenas um nó não forneceria conjuntos de dados suficientes.

Blockchain evita corrupção e abuso de poder

Como a corrupção costuma ser resultado da falta de transparência e de manutenção inadequada de registros, a natureza descentralizada e imutável do blockchain garantirá que os gastos governamentais sejam muito mais transparentes e, portanto, proporcionará um novo nível de responsabilidade. Todos os gastos governamentais podem ser rastreados de forma confiável, portanto, as transferências não oficiais e não aprovadas podem ser identificadas imediatamente.

Lembrando que a tecnologia blockchain como tal certamente não forneça a solução completa para erradicar a corrupção, mas ajuda e muito a iniciar essa erradicação.

Blockchain aplicada

Os governos já reconheceram o impacto que a tecnologia blockchain pode ter no setor público e estão explorando ativamente seu potencial em vários casos de uso diversos. Alguns dos casos de uso mais conhecidos pertencentes ao setor público são aqueles que abrangem identidade civil, registros estaduais, votação eletrônica e combate à evasão fiscal e corrupção.

Ficamos esperançosos com tudo que lemos sobre a tecnologia, esperamos que os governos olhem com os mesmos olhos, a revolução tecnológica está aí, basta usarmos da melhor forma possível.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8