A ripple liberou mais 1 bilhão de XRP no mercado. Como isso afeta o preço do token?

Como o XRP será afetado pelo novo movimento da Ripple?

A Ripple desbloqueou 1 bilhão de XRP para serem vendidos nos mercados de balcão (OTC). Esta notícia chegou no sábado (30 de novembro) quando o Whale Alert, a conta do Twitter que rastreia grandes transações de criptomoedas, informou sobre a enorme retirada da carteira de custódia da Ripple.

Por habitual, os comentários que se seguiram foram principalmente condenando o ato, com alguns citando que esses lançamentos mensais afetam amplamente o preço do XRP. Várias pessoas consideraram o Ripple uma farsa, enquanto outros disseram que esperavam uma queda nos preços.

Vendas mensais de XRP prejudicam o preço?

A Ripple é constantemente criticada por ser muito centralizada, devido ao fato de a empresa sediada em São Francisco controlar mais da metade do total de 100 bilhões de suprimentos de XRP.

Em dezembro de 2017, a Ripple anunciou que havia bloqueado 55 bilhões de XRP em custódia e os tokens seriam liberados a uma taxa de 1 bilhão de XRP por mês nos próximos anos. Essas vendas mensais visam permitir que a empresa venda suas participações em XRP para várias exchanges de criptomoedas e investidores institucionais, e o excesso de XRP é colocado em uma nova conta de garantia. No entanto, o desempenho do XRP permaneceu morno.

Anteriormente, os membros da comunidade de criptomoedas teorizaram que essas vendas mensais suprimem o preço do XRP e são responsáveis pelo desempenho sombrio do token em 2019. De fato, um investidor de XRP ameaçou fazer um fork com a criptomoeda se a empresa não parasse dumping XRP no mercado. No entanto, a Ripple ainda libera um bilhão de XRP da custódia todos os meses.

XRP não atendeu às expectativas dos investidores este ano

Dizer que o XRP está lento este ano seria um enorme eufemismo. A terceira maior criptomoeda perdeu até 39% do seu valor no acumulado do ano, com a esperança de revisitar a alta de todos os tempos em janeiro de 2018, de US $ 3,84 por miragem.

Em julho deste ano, os investidores renovaram o otimismo depois que o XRP subiu US $ 0,45. Esses ganhos foram, no entanto, completamente apagados e o XRP ficou estagnado.

Historicamente falando, o XRP sempre se recuperou após a Swell Conference anual organizada pela Ripple. Este ano, no entanto, o ativo digital caiu após a conferência, frustrando os investidores que estavam antecipando uma alta impressionante.

Atualmente, o XRP está sendo negociado a US $ 0,221880 e também está diminuindo os volumes diários. Os volumes de XRP normalmente atingem US $ 1,4 bilhão, mas atualmente o volume diário é de US $ 1,1 bilhão.

Após esse fraco desempenho, é quase impossível que o XRP em breve chegue a novos picos. Analista popular O Crypto Monk afirmou que os detentores de XRP não devem esperar que previsões de alta sobre o preço do XRP se concretizem:

“O custo de oportunidade de manter $ XRP ao longo de 2019, esperando alvos insanos trazidos a você por alguns maxis loucos do XRP, é desagradável. Não fique cego por essas previsões tolas e acorde.”

A promessa da Ripple de reduzir as vendas de XRP

Como as vendas mensais de rotina suscitaram muitas críticas da comunidade de criptomoedas maior, a Ripple prometeu reduzir significativamente as vendas adotando uma abordagem mais conservadora. De acordo com o relatório de mercado de XRP da Ripple para o terceiro trimestre, a empresa vendeu o XRP no valor de US $ 66,24 milhões, marcando uma redução de pelo menos 74% em relação aos US $ 251,51 vendidos no segundo trimestre.

Além disso, o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, rebateu as alegações de prejudicar o preço do XRP por meio de dumping no mercado; observando que “a Ripple é o maior proprietário” do XRP e eles são, portanto, “a parte mais interessada no sucesso do ecossistema do XRP”. Ele também apontou que essas vendas mensais são vitais para expandir a utilidade do token XRP.

No entanto, até que o Ripple interrompa a liberação mensal de tokens de XRP, provavelmente será uma jornada lenta e angustiante para os titulares de XRP.

Fonte: zycrypto

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.