A Ripple se tornará outro Ethereum?
Pela segunda vez na história, uma tentativa de “tokenizar” a ledger da XRP através de uma oferta inicial de moedas (ICO) está sendo seriamente oferecida por um grupo não associado à companhia. É uma justaposição interessante para um projeto que muitos acreditam estar se separando da “bagunça” do mundo das criptomoedas. Na verdade, ICOs são casos de uso não intencionais para a nova tecnologia favorita dos bancos e, caso esta tentativa seja bem sucedida, ela poderia deixar a XRP próxima do território do Ethereum.
Leia mais: Banco da Reserva da Índia considera emitir sua própria criptomoeda
A ledger da Ripple pode ser um Ethereum acidental
“A ledger da XRP é open source e uma plataforma descentralizada,” comentou um representante da Ripple.
“Então, as pessoas podem desenvolver o que elas quiserem, mas a Ripple não está interessada em promover ou apoiar ICOs derivadas de sua ledger.”
A declaração repleta de desdém vem após a notícia de que um grupo brasileiro de fãs da XRP lançou a Allvor, uma ICO ambiciosa construída sobre a referida tecnologia, de uma forma muito semelhante como as propostas ocorrem com o Ethereum.
Leia mais: Paquistão proíbe bancos de negociar criptomoedas e ICOs
Esforços relacionados a ERC20, contudo, vêm com uma bagagem considerável, tendo em vista que projetos menos honoráveis estão associados com este tipo de token. O ambiente de crowdfundind é extremamente competitivo, e empresários da área estão buscando por formas inventivas de apresentar a ideia. A Ripple já foi associada com as principais preocupações dos bancos, e se orgulha de não mais ser. É seguro afirmar que uma ICO que guarda ao menos uma leve associação com a terceira maior moeda do mercado e amante do status quo, pode angariar uma quantidade decente de dinheiro.
Allvor se define como “a primeira criptomoeda emitida na ledger XRP, focada em e-commerce,” escreveu Cleyton Domingues, co-fundador e Gerente de Políticas Públicas no Ministério da Economia, Planejamento e Desenvolvimento do Brasil. Domingues, junto com seus associados Syval Peres e Leandro Gonçalves, insiste que:
“Integrar a tecnologia superior da ledger da XRP com sistemas e protocolos utilizados na área do e-commerce é uma forma de aumentar o uso de criptomoedas em escala global,” não medindo esforços para descrever a XRP como “a melhor e mais eficiente tecnologia de base de dados distribuída já criada.”
Questões complicadas circundas a Allvor: para que uma solução na área de e-commerce funciona, ela deve ter apoio de uma infraestrutura, não apenas alegar possuir maior velocidade de transação e tomar o dinheiro das pessoas; desta forma, a ALV será o token que auxiliará neste processo.
Ademais, um airdrop do token é inevitável, o que pela natureza da ledger XRP significa que os usuários essencialmente terão que concordar com o projeto para receber e utilizar ALV. E este é um ponto positivo para a Allvor, segundo Domingues, que acredita que tal característica que dá uma espécie de controle ao usuário não é apresentada, por exemplo, pelo Ethereum.
Leia mais: 14% dos jovens profissionais japoneses possuem criptomoedas
Já vi esse filme antes…
Pelo menos um entusiasta da XRP está demonstrando seu ceticismo em relação à Allvor.
“A quantidade total de ALV a ser criada é a mesma quantidade existente atualmente de XRP,” escreveu um dos céticos. “Contudo, Allvor alocou apenas 5% destas moedas para distribuição inicial. Teoricamente, todos os holders de XRP poderão se inscrever para o airdrop então, nesse caso, 95% deles serão deixados de fora?”
Outra pessoa salientou:
“Ainda há o problema de dizer a um grupo anônimo quanto XRP você tem e qual é a sua conta. Se você não utilizar um proxy, você revelará à equipe da Allvor seu endereço de IP, porque será necessário utilizar o aplicativo deles para criar um registro, segundo o white paper. Talvez seja revelado até mais, uma vez que ainda não se sabe como funcionará o registro.”
Para completar, a XRP está tendo dificuldades para ser listada pelas exchanges. Notoriamente, relatos revelam que a Ripple tentou ser incluída em uma grande exchange oferecendo uma grande quantia de dinheiro, que não foi aceita. Isso cria um problema interesse para aqueles que desejam alterar suas posições para ALV, tentando lucrar com isso.
Além disso, essa não é a primeira vez em que se tenta criar uma ICO da Ripple. No ano passado, Jon Holmquist lançou um projeto, que foi esmagado dois dias depois pelas preocupações da Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC). Em resposta, ele deixou completamente o projeto, escrevendo:
“Eu não participarei do leilão. Eu não farei lances pelos tokens PRX . Acredito que eu estou legalmente impedido de fazer isso nos Estados Unidos, por meio da legislação que rege os leilões no país.”
Fonte: Bitcoin.com