A visão da Ripple sobre o futuro
Ripple está otimista
Executivos da Ripple Labs compartilharam suas previsões para o futuro em um novo post no blog, concordando que avanços tecnológicos e passos firmes para o mainstream ajudarão a deixar as notícias negativas de 2022 no passado.
A palavra-chave central de todos os funcionários da Ripple é utilidade, seja em token não fungíveis (NFTs), moedas digitais de banco central (CBDCs) ou sustentabilidade – tópicos em que a empresa sediada em San Francisco está trabalhando.
CBDCs, NFTs e adoção institucional
Nesse sentido, não é surpresa que o SVP de Engenharia, Devraj Varadhan, prevê uma mudança geral no mercado de empresas altamente especulativas para empresas que desenvolvem soluções criptográficas para resolver problemas do mundo real. Sem colocar a palavra Ripple na boca dele, deve ficar claro que Varadhan espera um crescimento continuado para a sua empresa no mainstream.
A Ripple também espera que países europeus fora do Eurozona anunciem pilotos de CBDCs em 2023. Aludindo às suas soluções internas, James Wallis, VP de engajamentos com banco central, prevê que em 2023 países ao redor do mundo lançarão mais programas piloto de CBDCs, “com ênfase em soluções CBDC interoperáveis que melhoram pagamentos transfronteiriços.”
O CTO da Ripple, Schwartz, prevê uma segunda onda de NFTs que se deslocam além de obras de arte digitais e impulsionam casos de uso do mundo real, como mercados imobiliários e de carbono. Segundo ele, esses tipos de aplicações permitirão eficiência e transparência na propriedade.
Além disso, Brooks Entwistle, SVP e MD para APAC, e Sendi Young esperam que mais empresas criptográficas insustentáveis sejam eliminadas, similarmente à “bolha da dotcom”. No longo prazo, no entanto, eles preveem a adoção de soluções criptográficas devido aos potenciais ganhos em eficiência, transparência e velocidade, possivelmente incluindo XRP.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.