Aave propõe criação da stablecoin GHO
Protocolo DeFi quer criar um passivo digital próprio que faça uso de ativos em yield como colateral.
Comunidade Aave propõe nova stablecoin
Uma proposta foi publicada hoje (7) dentro da plataforma de governança da blockchain Aave: a criação de uma stablecoin que seja lastreada por meio de criptomoedas em processo de yield farming.
Yield farming refere-se ao bloqueio temporário de uma determinada quantia de criptomoedas para garantir velocidade, segurança e liquidez a uma blockchain específica. Usuários são recompensados ao longo do tempo com novas criptomoedas.
Contudo, não há confirmação alguma: a proposta ainda está sob análise da comunidade e precisa passar por votação coletiva para ser aprovada.
Caso os usuários optem pela criação, a GHO poderá ser lançada como uma concorrente direta do Tether (USDT) e da USD Coin (USDC).
Funcionamento
Usuários poderão cunhar a stablecoin por meio de ativos que tenham dedicado à Aave como colaterais. Tais ativos continuarão a gerar yield e serão utilizados como colateral simultaneamente.
Stani Kulechov, fundador da Aave, comentou a respeito da proposta:
“Enquanto a GHO seria assegurada por meio de ativos no mercado do Ethereum, a visão principal por trás do GHO é perseguir adoção orgânica via L2 (Camada 2) para resolver oportunidades reais de pagamento no mundo real.”
Apesar de não ter sido aprovada ou lançada, o desenvolvimento da stablecoin está concluído e deve passar por processo de auditoria no dia 11 de julho.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.