Abrir uma startup blockchain no Brasil é uma boa ideia?
Agora que a regulamentação de criptomoedas e blockchain está cada vez mais próxima, é uma boa ideia adotar certas práticas
Recentemente, a Câmara aprovou um projeto de lei que visa regulamentar o mercado de criptomoedas e blockchain no Brasil. Com isso, espera-se uma melhor adequação empresarial no que se refere à utilização das tecnologias descentralizadas e distribuídas.
Se você tem uma excelente ideia de produto ou serviço digital que pode ser implementado em blockchain, siga estas dicas para que seu projeto tenha maiores chances de sucesso:
Busque associações relevantes
É bem provável que o seu setor tenha uma associação profissional estruturada, que pode ser bastante valiosa para criar conexões, aprender novas capacidades e conseguir financiamento para concretizar determinadas ideias.
Uma boa ideia é a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), que busca representar os interesses do setor e facilitar a comunicação entre empresas e órgãos reguladores.
Atenção à regulamentação
O projeto de lei 4.401/2021 ainda deve passar pelo Senado e pela caneta do presidente da república para começar a valer: portanto, atualize-se e entenda de que forma o governo mediará a utilização de criptoativos no Brasil para evitar dores de cabeça mais para a frente.
Busque por auxílio jurídico especializado
Esta pode ser uma das tarefas mais árduas, tendo em vista que o mercado blockchain é, sem dúvidas, muito novo e há poucos especialistas jurídicos dentro desta área. Entretanto, encontrá-los é fundamental para reduzir riscos futuros e garantir que sua empresa cresça da maneira mais saudável possível.
Seja transparente
Uma das grandes vantagens da tecnologia blockchain é a sua capacidade de plena transparência com o usuário: aproveite-a ao máximo para perpetuar as boas práticas trazidas pelo mercado descentralizado. Isso certamente fará maravilhas à sua reputação.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.