ADA Cardano de Volta às Cabeças?

Por incrível que pareça, nos últimos 7 dias, a altcoin Cardano (ADA) desvalorizou POUCO MENOS do que a principal criptomoeda, o Bitcoin (BTC). Levando em consideração desvalorizações brutas de outras criptomoedas, seria este um indício de retomada de mercado?

Cardano se preparando para retomar mercado?

No momento em que esta matéria é escrita, consultando a plataforma CoinGecko, temos as seguintes informações;

No quesito “Valorização nos últimos 7 dias” o Bitcoin (BTC) encontra-se em -11,4%. Enquanto no mesmo quesito, Cardano (ADA) gira em torno de -5,6%.

Tais métricas nos dizem que ambas criptomoedas sofreram desvalorização, nestes últimos sete dias. Todavia, Cardano (ADA) “desvalorizou menos” que o Bitcoin (BTC), o que pode indicar um novo fôlego para a Cardano.

E quais seriam os motivos da desvalorização do Bitcoin?

Temos visto agora no final de 2021 e início de 2022 uma “nuvem de medo”, instaurada no setor de investimentos em geral. Não apenas em relação às criptomoedas, também sentimos esse cheiro de medo nas bolsas de valores, por todo o mundo.

Quando filtramos o setor de investimentos por “Criptomoedas”, temos o Bitcoin como um investimento a longo prazo, tido por muitos como uma “nova reserva de valor”. Porém, um comportamento de retração do mercado indica que algumas pessoas que estavam aderindo ao investimento em Bitcoins se sentiram inseguras em relação a esta “nova reserva de valor”.

Tal insegurança pode vir das liquidações de contratos futuros de Bitcoins, da proibição da mineração de criptomoedas na China, da crise energética no Cazaquistão, entre outros. Seria leviano apontarmos “um único vilão”.

Cardano Supostamente como Opção SEGURA para Contratos Inteligentes

Os dois maiores empecilhos para o desenvolvimento mais rápido e sustentável dentro da Rede Ethereum, em se tratando de contratos inteligentes, sempre foram as altas taxas de gás e o congestionamento na rede. Esses fantasmas fizeram com que outras blockchains investissem na resolução do problema. Não buscando “tomar o lugar da rede ETH” mas a princípio, trazer opções mais rápidas e baratas.

Sendo assim, Cardano se mostrou uma boa opção de blockchain mais rápida e barata, para contratos inteligentes. Mas em pouco tempo alguns especialistas começaram a dizer que ela não entregava ainda tudo que era esperado. Abrindo espaço para Polkadot, Solana, Fantom e outras, se apresentarem como melhores opções. Blockchains que entregavam mais rápido o que os desenvolvedores esperavam, sendo inclusive cogitadas como novas ETHs.

Cardano ficou desacreditada e sofreu relevante desvalorização, sendo inclusive removida da lista de criptomoedas de importantes exchanges. Entretanto, com Solana sofrendo ataques de hackers surge uma nova esperança para Cardano, tida por seus desenvolvedores como uma blockchain mais segura e testada, em relação a contratempos que Solana ainda encontrará no caminho.

Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.