Adoção de Bitcoin (BTC) cresce 1.200% na África

Um relatório recente do Chainalysis indica que a adoção do Bitcoin cresceu 1200% na África.

A adoção do Bitcoin na África aumentou imensamente no ano passado, tornando-se a terceira economia Bitcoin de crescimento mais rápido em todo o mundo.

Um relatório produzido pela Chainalysis estimou o crescimento em mais de 1.200%, o que significa que houve um aumento nas atividades de Bitcoin realizadas por investidores de varejo que salvam, remetem e trocam ativos digitais usando diferentes plataformas P2P.

Isso foi confirmado pelo cofundador da Paxful Artur Schaback, que disse que o aplicativo cripto testemunhou um aumento nas atividades de países africanos, especialmente Nigéria e Quênia, com um aumento de 57% e 300% respectivamente no ano anterior.

A desvalorização da moeda em meio a outros motivos que impulsionam a adoção

Segundo ele, as restrições bancárias e as regulamentações de criptomoeda hostis no continente criaram um terreno propício para a adoção em massa desses ativos digitais, tornando-os o hub de Bitcoin P2P de crescimento mais rápido em todo o mundo.

Um estudo de 2019 do Brooklyn Institute descobriu que a África Subsaariana recebeu mais de US $ 48 bilhões em remessas do exterior. Com a negociação Bitcoin P2P, os africanos podem contornar as restrições impostas ao câmbio estrangeiro e podem transferir e receber mais fundos através das fronteiras.

Schaback destacou isso em seu comentário quando disse “se você está trabalhando com um parceiro na China para importar mercadorias para vender na Nigéria ou no Quênia, pode ser difícil enviar moeda fiduciária suficiente para a China para concluir suas compras. Muitas vezes, é mais fácil comprar bitcoin localmente em uma troca P2P e enviá-lo ao seu parceiro.”

Isso foi confirmado por um comerciante local na Nigéria, Oluchi James, que disse que era muito mais fácil usar ativos digitais como o BTC como método de pagamento para “mercadorias” fora das costas do país.

O cofundador também opinou que o aprofundamento da perda de valor das moedas fiduciárias nacionais também desempenhou um papel na aceleração da adoção do Bitcoin. Citando a Nigéria como exemplo, Schaback afirmou que Paxful testemunhou um enorme crescimento na nação negra mais populosa no ano anterior, especialmente quando Naira começou a testemunhar uma desvalorização maciça.

Isso é verdade, considerando o fato de que alguns influenciadores de mídia social populares no Twitter aconselharam repetidamente seus numerosos seguidores a salvar em criptomoeda devido à queda do valor do Naira.

Fonte: CryptoSlate

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno.Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_