Adoção de IA no setor cripto é dominada por “inovadores” e “primeiros adeptos”

A maioria dos usuários que adotam IA no setor cripto são sensíveis a tendências ou têm perfil técnico, enquanto o público mainstream ainda não está totalmente convencido de seu valor.
À medida que a IA no universo cripto continua gerando burburinho, um novo relatório analisa como os participantes percebem sua jornada de adoção.
As conclusões apontam para um setor ainda em fase inicial, moldado em grande parte por entusiastas e influenciadores de tendências, em vez de pelo público em geral.
Quem está impulsionando o hype da cripto IA
De acordo com uma pesquisa recente do CoinGecko, 59,3% dos entrevistados — quase três em cada cinco — se identificaram como pioneiros no espaço de cripto IA, sendo 26,6% autodenominados “inovadores” e 32,7% “primeiros adeptos”.
Essa alta concentração de adotantes em estágios iniciais foge do tradicional formato em curva de sino da adoção tecnológica e sugere que a IA cripto ainda está, em grande parte, nas mãos de entusiastas tecnologicamente avançados, e não do mercado amplo.
Embora isso possa ser parcialmente explicado por um viés de seleção (já que a pesquisa atrai pessoas que já têm interesse no setor), também reflete o posicionamento atual da IA cripto como uma fronteira de nicho, porém em rápida evolução, dentro do ecossistema cripto mais amplo.
Por outro lado, 34,7% dos entrevistados se viam como parte da fase de adoção “mainstream”, composta por 22,8% na “Maioria inicial” e 11,9% na “Maioria tardia”.
Essa distribuição indica que, embora o interesse pela IA cripto esteja crescendo, a adoção mais ampla ainda depende de uma demonstração clara de utilidade no mundo real para usuários mais cautelosos. Os 6,1% restantes dos participantes se identificaram como “retardatários” — aqueles céticos ou resistentes à mudança — sinalizando um segmento pequeno, mas relevante, da comunidade que ainda não se convenceu da narrativa da IA cripto.
Novatos estão divididos quanto à adoção de IA cripto
Curiosamente, as atitudes em relação à adoção variaram de acordo com o nível de experiência dos usuários no mercado cripto. Participantes em seu primeiro ciclo de mercado mostraram as visões mais polarizadas, com 31,5% se identificando como “inovadores” e 7,4% como “retardatários”, uma tendência provavelmente impulsionada por novatos que entraram no mercado durante o pico do hype envolvendo IA.
Em comparação, participantes mais experientes — aqueles em seu segundo ciclo ou além — apresentaram padrões de adoção mais equilibrados, com usuários do segundo ciclo inclinando-se para a “maioria inicial” e veteranos tendendo mais para o status de “inovador”.
- Veja também: Criptomoedas estiveram envolvidas em 66% de todas as fraudes de investimento no Reino Unido em 2024