Adolescente ganha 130 mil reais após descobrir falha no Instagram

O adolescente de BH descobriu uma falha que permitiria roubo de perfis por meio de links.

Em entrevista ao hacker ético e youtuber, Gabriel Pato, o adolescente de 14 anos fala um pouco sobre a premiação de US$ 25 mil recebida do Facebook após descobrir uma falha muito grave no Instagram.

A ideia de Andres Alonnso Bie Perez, de 14 anos de idade, era criar um app de filtros para a rede social, durante o processo de criação ele identificou que os links dos filtros poderiam ser manipulados para incluir qualquer código na página do Instagram.

11121736115080

Quando analisou o método utilizado para criar o que queria, ele percebeu que os links podiam ser manipulados para incluir qualquer código na página do Instagram.

“Eu já estava com a intenção de ‘achar’ algum erro, foi quando eu estava fazendo um aplicativo que precisa integrar com os filtros do Instagram e precisava saber como ele criava os links dos filtros. Para isso eu tive que estudar o aplicativo e vi que tinha a possibilidade de ser uma falha. Eu testei e deu certo”, explicou Andres.

O adolescente disse que já pretendia dedicar um tempo para procurar falhas e participar do “bug bounty” do Facebook, um programa que premia informações sobre vulnerabilidades em seus serviços.

Foi assim que, no dia 23 de agosto, Andres enviou um e-mail informando a falha ao Facebook. A empresa respondeu dois dias depois que havia reparado o erro e falou do prêmio. O estudante recebeu o dinheiro no dia 14 de setembro.

gg1604753992927

Recompensa inesperada

Como já mencionado anteriormente, o adolescente já pretendia encontrar falhas desse tipo em busca dessas premiações, no entanto, ele não esperava uma recompensa desse tamanho.

“Eu fiquei em choque e fui acordar minha mãe. Eu esperava receber o pagamento mínimo por este tipo de descoberta, uns 500 dólares”, disse Andres.

Até mesmo sua mãe, Helenice Luzia Peres, não acreditou na notícia. “Fiquei surpresa, ele estava ansioso para ver se ia conseguir os 500 dólares, e quando ele me disse o valor do prêmio, achei que ele estava fazendo algum tipo de brincadeira”. Embora ainda não saiba qual profissão seguirá no futuro, Andres garante que será na área de tecnologia.

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.