África bate um novo recorde de volume de Bitcoin

A África, como continente, foi rápida em abraçar o Bitcoin, existem vários exemplos que provam que os africanos adoram a criptomoeda. 

O país Gana, ingressou recentemente como um dos principais países africanos interessados em Bitcoin, com seus volumes de negociação atingindo máximas de todos os tempos. 

O volume da Cedi ganês (GHS) nos mercados de P2P cresceram.

Matt Ahlborg, um cientista de dados, em seu twitter, revelou que as transações de Bitcoin em Cedi ganês (GHS) dispararam nos mercados de P2P. De acordo com o gráfico compartilhando por Matt, a quantidade semanal de negociações em LocalBitcoins e Paxful, juntos atingiram quase 350K BTC, quase três vezes o volume observado no início de 2019. 

É importante notar que o volume mudou de LocalBitcoins para Paxful por completo. Ahlborg atribui essa mudança ao fato de o LocalBitcoins ter introduzido recentemente o KYC, obrigatório para os usuários.

A negociação no Paxful agora representa 90% do volume de negociação do Bitcoin. Embora o Paxful também tenha um processo KYC em vigor, os usuários não precisam fazer isso até atingir o equivalente a US$ 1.500 em volume nas suas contas. 

De acordo com os dados do Google Trends, a Gana está entre os principais países interessados no Bitcoin. Curiosamente, é precedido por outros dois países africanos, a Nigéria e a África do Sul.

O que está causando esse aumento?

O recente aumento no volume de negociação de Bitcoin pode ser atribuído à crescente taxa de inflação de Cedi ganês (GHS) no país. A taxa de inflação atingiu apenas uma alta de 4 meses, em outubro estava 7,2% e subiu para 8,2% em novembro, tornando os bens e serviços mais caros para os consumidos ganeses. 

Um artigo da Bloomberg diz: 

“Os preços ao consumidor aumentaram 8,2% em novembro em relação ao ano anterior”.

Portanto, é provável que os ganeses estejam migrando para o Bitcoin por serem vistos como ouro digital, ou por causa de sua natureza deflacionária devido à sua economia de tokens (o Bitcoin tem uma oferta fixa, enquanto a demanda vem aumentando ao longo dos anos). 

Além disso, grandes figuras têm promovido a criptomoeda no país. O CEO do Twitter, Jack Dorsey, fez recentemente uma viagem a Gana para participar de um encontro sobre Bitcoin, apenas algumas semanas depois de investir em uma startup de criptomoedas, a Coinlist, além disso, ele tem grandes esperanças no continente com a adoção e crescimento do Bitcoin. 

Embora o interesse da Gana pelo Bitcoin continue alto, o governo está visando uma moeda digital do banco central (CBDC) para o país. Na Conferência Bancária Nacional de Gana, realizada no final de novembro, o governador do Banco da Gana, Dr. Ernest Addison, anunciou que o banco está trabalhando em um projeto-piloto para testar a emissão e o uso de uma moeda digital. 

Imagem de creativeart por Freepik.

Fonte: CoinGape

Foto de Mirian Romão
Foto de Mirian Romão O autor:

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais.

mirian_romao