Agora é possível limpar seu histórico no Facebook

Função “Limpar Histórico” é um avanço importante do Facebook no que toca a questão da privacidade

Extremamente criticado por suas políticas no mínimo invasivas, enfim o Facebook deu uma bola dentro no que toca o respeito pela privacidade dos seus usuários. Anunciada ainda em 2018, a função Clear History (Limpar Histórico) começar a ser disponibilizada pela rede social.

Apontada como a empresa de tecnologia menos confiável do mundo pelos usuários no ano de 2019, o Facebook dá um importante passo na preservação da privacidade do usuário, dando a ele a liberdade de escolher o que deve ou não ser mantido na rede.

Quando questionado sobre o assunto, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, explicou a decisão da empresa:

“Um dos nossos principais objetivos para a próxima década é criar proteções de privacidade muito mais fortes para todos no Facebook. Sabemos que temos muito trabalho a fazer aqui, e é por isso que essa é uma prioridade para nossas equipes e para mim pessoalmente. Como hoje é o dia da privacidade de dados, eu queria compartilhar parte do trabalho que estamos realizando para dar a você mais controle sobre sua privacidade – dentro e fora do Facebook “.

Para acessar a nova função é necessário ir na sessão “Configurações” e acessar o menu “Suas informações no Facebook”. Quando chegar nessa tela o usuário precisa clicar “Atividade fora do Facebook”, conforme mostrado na imagem abaixo.

Fazendo isso, o usuário chegará em uma página que mostra os sites e aplicativos que recolhem dados dos usuários e realizam envios para o Facebook. Nessa tela é possível gerenciar a maior parte das informações relacionadas à histórico e uso de dados. Veja abaixo:

Limpar histórico Facebook

Dessa forma você será capaz de modificar configurações que mexem com a sua privacidade, autorizando ou não o envio dos seus dados para diversas empresas. Segundo o Facebook, a nova função “Limpar Histórico” tende a oferecer uma melhoria na experiência do usuário, incluindo a publicidade que lhe será mostrada na plataforma.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.