Algorand lança app para ajudar na luta contra a COVID-19

O projeto acredita na importância da quantidade e imutabilidade de informações pertinentes, que serão armazenadas via blockchain.

A Fundação Algorand, empresa de blockchain com sede em Singapura, lançou um app chamado IReport-Covid para ajudar na luta contra a COVID-19. Os usuários podem preencher um formulário de pesquisa, o qual será disponibilizado publicamente em breve na blockchain Algorand no intuito de se assegurar acesso livre e constante.

App em blockchain contra a COVID-19

No momento que este artigo estava sendo escrito, o número de casos confirmados de coronavírus ultrapassava os 600.000. O número de mortos está próximo dos 30.000 e os efeitos da doença não estão diminuindo. Na tentativa de combatê-la, várias organizações de saúde, negócios e até indivíduos estão criando diferentes iniciativas.

Esse é o caso do app IReport-Covid da Fundação Algorand. Ele permite que tanto usuários com sintomas como os assintomáticos possam relatar diretamente quaisquer informações que eles queiram sobre o vírus e tudo de maneira anônima através de um formulário de pesquisa.

De acordo com o site, isso irá “nos ensinar como a COVID-19 está afetando as pessoas em tempo real, o que pode ajudar a informar o público e a prosseguir com estudos sobre a pandemia agora e no futuro.” Nenhuma resposta poderá ser alterada ou ignorada e elas serão automática e publicamente inseridas na blockchain da Algorand.

Uma vez que haja uma quantidade suficiente de relatórios, o app irá publicar estatísticas agregadas e “introduzirá ferramentas para que a comunidade possa construir mais apps usando os dados coletados.”

Vale lembrar, porém, que o app não fornece orientações médicas nem consultas de tratamento com respeito à doença.

Blockchain ao resgate

Conforme a Dra. Tal Rabin, responsável pelo gerenciamento da equipe de pesquisa, o app pode fornecer informações inestimáveis, as quais podem de fato ajudar outras pessoas em suas dificuldades pessoais. Ela também acredita que o app possa ser de ajuda por receber informações sobre vírus futuros também:

“O app da Fundação Algorand alavanca a tecnologia blockchain para dar aos usuários ferramentas de compartilhamento de informações permanentes, transparentes e no tempo certo. O app serve como recurso para entregar informações durante a atual crise e dar suporte à pesquisas futuras sobre doenças.”

A Dra. Rabit acrescentou que compartilhar e obter dados precisos será fundamental para acabar com o vírus:

“A necessidade de informações é um dos requisitos chave na luta contra a epidemia de Corona, com muitas operações de emergência no mundo tendo que depender de dados atualizados.

Existem muitas fontes relacionadas ao Corona hoje em dia mas poucas informações estão vindo  diretamente das pessoas na comunidade. Espero que mais pessoas no mundo respondam aos questionários em nosso app de forma que possamos reunir informações significativas.”

Fonte: Cryptopotato

Foto de Heslei de Oliveira
Foto de Heslei de Oliveira O autor:

Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!