Bitfinex: Altseason em pausa? Altcoins caem enquanto Bitcoin rompe suporte local

A condição atual do mercado sugere que o apetite especulativo está diminuindo em diversos setores, com um sentimento mais cauteloso e alavancagem elevada.
Nas últimas três semanas, o bitcoin (BTC) vinha testando as mínimas da sua faixa local em torno de $115.800. Infelizmente, essa faixa cedeu no final de semana, e a principal criptomoeda caiu para $112.000.
Curiosamente, as altcoins seguiram o mesmo caminho, aparentemente abandonando o momento de alta que vinham aproveitando durante esta altseason. Isso levanta a questão se essa queda é apenas uma pausa ou o fim definitivo da altseason.
Bitcoin rompe suporte local
A queda do bitcoin ocorre em meio à fraqueza persistente do mercado e uma rotação agressiva de risco especulativo em direção ao ether (ETH) e outras altcoins. Segundo o mais recente relatório Bitfinex Alpha, esse movimento sinaliza uma mudança na estrutura de mercado e um aumento na vulnerabilidade de queda.
A condição atual do mercado indica que o apetite especulativo está diminuindo em todos os setores, com um sentimento de cautela e alavancagem elevada. Antes que qualquer catalisador consiga impulsionar uma forte tendência de alta, pode haver um período de baixa volatilidade e consolidação. Isso pode ser agravado pelo fato de que a perda do suporte de faixa do bitcoin agora age como resistência.
Embora o BTC esteja com dificuldades e possa continuar assim por enquanto, as altcoins estão em situação ainda pior. Apesar da pressão de venda recente, a capitalização de mercado do bitcoin permaneceu acima de $2,2 trilhões, quase o dobro do pico de seu ciclo em 2021. Já o ETH e o mercado agregado de altcoins não conseguiram superar suas máximas de 2021. Isso sugere que os investidores continuam cautelosos, mesmo ao alocar capital em ativos de maior beta e menos maduros.
Altseason está morta?
Pior ainda, as altcoins tiveram um desempenho inferior ao do bitcoin na semana passada. Enquanto o BTC caiu apenas 8,9% em relação à sua máxima histórica, o ETH fechou a semana passada com uma queda de 9,7%. O índice OTHERS, que acompanha o mercado mais amplo de altcoins fora do top 10, mostrou que esse grupo de ativos encerrou a semana com uma queda de 11,5%. O ETH despencou 15% em relação ao seu pico local recente, enquanto o índice OTHERS está 18,7% abaixo de sua máxima do ciclo.
Além disso, o índice OTHERS perdeu cerca de $59 bilhões em valor nos últimos 11 dias, refletindo um movimento rápido de redução de risco entre os investidores.
“Essa contração sinaliza um claro enfraquecimento do apetite especulativo no setor de altcoins, que havia visto uma rápida expansão de open interest ao longo de julho, mesmo com o BTC preso em uma faixa de negociação estreita”, afirmaram os analistas da Bitfinex.
Enquanto isso, apenas dois ativos de grande capitalização estão no verde nas últimas duas semanas de negociação: ENA, o token utilitário do protocolo de dólar sintético Ethena, e PENGU, o ativo nativo do projeto de NFT Pudgy Penguins. Embora ambos os ativos estejam com altas de 14,5% e 8,4%, respectivamente, também estão abaixo de suas máximas históricas.