Alexa ganha funcionalidade de tradução em tempo real

Alexa, da Amazon, ficou ainda melhor com a implementação da funcionalidade de tradução em tempo real. Também disponível para português do Brasil!

A assistente virtual da Amazon, Alexa, está sempre melhorando, mas acaba de receber uma grande atualização hoje. No momento, qualquer pessoa com um dispositivo com Alexa pode testar o novo recurso “Live Translation” (tradução em tempo real). Como o nome indica, essa ferramenta permite que Alexa atue como intérprete para duas pessoas que falam idiomas diferentes.

Tudo o que você precisa fazer para ativar a tradução em tempo real é “pedir a Alexa para iniciar uma sessão de tradução”. A Amazon não disse exatamente quais palavras-chave ativarão esse recurso, mas presumimos que algo como “Alexa, comece a traduzir” provavelmente resolverá o problema.

Por enquanto, a Live Translation trabalha com seis “pares de idiomas”, incluindo inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, português brasileiro e hindi.

Na postagem de anúncio a Amazon mostra a tradução ao vivo trabalhando em um Echo Show, entre um falante de inglês e outro de espanhol. O dispositivo exibe a mensagem original – ou o que pensa ser a mensagem original – e, em seguida, uma versão traduzida abaixo dela; destinado aos olhos da outra parte. Em dispositivos Echo sem tela, como o Echo normal ou o Echo Dot, a Alexa traduzirá verbalmente as mensagens de cada lado.

Se você está curioso para saber como essa tecnologia funciona, Shirin Saleem e Roland Maas, da Amazon, entraram em detalhes sobre o assunto em seu anúncio. Eles descrevem como seu modelo de IA foi treinado e como o ensinaram para determinar quando um usuário terminou de falar (em vez de uma pausa normal na conversa).

Fonte: TechSpot

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.