Amazon firma parceria com startup focada em Ethereum
A Amazon firmou uma parceria com a incubadora de blockchain ConsenSys para permitir que seus clientes construam e gerenciem suas próprias plataformas blockchain de forma fácil, por meio da plataforma baseada em Ethereum chamada Kaleido.
Leia mais: China classifica Ethereum como melhor rede de blockchain, Bitcoin fica na 13ª posição
A ação é parte de um esforço para tornar o blockchain mais acessível para os clientes da Amazon Web Services, a ramificação de computação em nuvem da Amazon.
“Introduzir Kaleido para os clientes da AWS os ajudará a mover de forma rápida e a não se preocuparem sobre gerenciar seus próprios blockchains,” disse a Amazon Web Services em uma declaração.
Blockchain para negócios
O co-fundador da Kaleido, Steve Cerveny, disse que a nuvem de blockchain permitirá que consumidores da Amazon Web Services lancem e operem suas redes de blockchain, sem precisar gastar milhões de dólares escrevendo um código personalizado. Cerveny disse à CNBC:
“Eles não precisam se tornar PhDs em criptografia. Nós damos a eles uma plataforma simples para construir suas companhias em um blockchain.”
O co-fundador do Ethereum, Joseph Lubin, que também é fundador da ConsenSys, introduziu a Kaleido anteontem, durante a Blockchain Week em Nova York.
Leia mais: Bitcoin e blockchain atingirão todo seu potencial em uma década, afirma Steve Wozniak
https://twitter.com/ethereumJoseph/status/996390857153630208
Lubin disse que a colaboração da Amazon com a Kaleido marca um ponto importante para Ethereum e para a tecnologia blockchain.
“Essa é uma boa forma, cheia de recursos, para introduzir a companhia no ramo de soluções de blockchain,” ele afirmou.
Lubin disse que o blockchain pode ajudar a Amazon a acelerar suas operações de negócios, particularmente na parte de gerenciamento da cadeia logística. Sobre esta questão, ele disse:
“Nós estamos em uma missão de acelerar a adoção do Ethereum e todos os benefícios que a descentralização pode trazer. Nós acreditamos que a Kaleido se tornará um padrão e uma plataforma global de blockchain para negócios.”
Facebook, JPMorgan e HSBC exploram blockchain
A Amazon se junta ao crescente grupo de gigantes corporações que estão explorando casos de uso para fazer com que o blockchain aprimore seus negócios. Outros deste grupo são IBM, Accenture, JP Morgan e HSBC.
O Facebook recentemente formou uma equipe focada exclusivamente no desenvolvimento de blockchain, incluindo:
- David Marcus, ex-presidente da PayPal e ex-vice-presidente da unidade do Messenger, do Facebook;
- James Everingham, ex-vice-presidente de engenharia do Instagram;
- Kevin Weil, ex-vice-presidente de produtos do Instagram.
De forma semelhante, a Samsung — maior fabricante de semicondutores e smartphones do mundo — assinou discretamente sua adoção ao blockchain ao revelar que está considerando usar um sistema de registros distribuídos para rastrear seus carregamentos, em uma ação que pode reduzir seus custos de transporte em até 20%.
Lubin disse que a ConsenSys está atualmente supervisionando mais de 50 projetos de blockchain, testemunhando um pico de interesse por parte de corporações multi nacionais. Ele brinca:
“Três anos atrás nós recebíamos ligações de companhias tentando soletrar blockchain, tentando adquirir em uma cor específica, pois seu chefe disse que eles deveriam adquirir um blockchain. Atualmente, existem dezenas de milhares de companhias ao redor do mundo que já estão sofisticadas neste ponto.”
Leia mais: Enterprise Ethereum Alliance revela padrões comuns para blockchain
Fonte: CCN