Amazon pretende usar Blockchain para publicidade

Intenção da Amazon é integrar partes de seus negócios de publicidade com uma blockchain

De acordo com o site coindesk, a gigante do e-commerce, Amazon, está buscando um engenheiro de software sênior para uma equipe focada em blockchain. Não está claro que tipo de blockchain a Amazon pretende usar para publicidade. Anteriormente, a equipe blockchain da Amazon Web Services, o negócio de nuvem da empresa, criou um blockchain próprio conhecido como QUMB (Quantum Ledger Database), com o serviço de blockchain gerenciado da AWS conectando-se à Ethereum e ao Hyperledger Fabric.

Siga o dinheiro

A Amazon está se unindo a várias empresas que tentaram usar o blockchain para simplificar a cadeia de valor opaca e complicada da adtech (tecnologia focada na obtenção de clientes e expansão digital da marca). A ideia geral é que um livro-razão distribuído pode colocar todos na mesma página sobre onde estão indo os dólares de publicidade e evitar discrepâncias.

Assim como um blockchain de criptomoeda mostra quais endereços enviaram ou receberam dinheiro, quanto e quando, um livro-razão da adtech poderia rastrear a quantidade de publicidade que está sendo colocada e quais intermediários poderiam ser cortados.

Resta saber se a Amazon lançará sua plataforma baseada em blockchain para uso mais amplo da indústria. A empresa possui um histórico de desenvolvimento de soluções internas que são oferecidas de forma mais aberta.

Um exemplo é o QLDB da AWS, um livro de dados imutável administrado centralmente, agora disponível em pré-visualização limitada.

“Temos uma tradição muito longa e saudável de apresentar projetos desenvolvidos internamente na Amazon”, disse Rahul Pathak, gerente geral da AWS Managed Blockchain, no Consensus 2019.

Fonte: coindesk

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.