AMD aumenta capacidade de mineração de suas GPUs em sua última atualização de software

A fabricante de chips gráficos Advanced Micro Devices (AMD) atualizou um de seus drivers, a fim de lidar melhor com o processo atrelado à mineração de criptomoedas.

Leia mais: Quer viajar? Conselho de Turismo da Alemanha aceitará pagamentos em Bitcoin

As notas da atualização do software Radeon Adrenalin Edition 18.3.4, publicadas na segunda-feira, explicam que um dos problemas corrigidos das versões anteriores trata de complicações encontradas quando um processo com intenso consumo de energia era executado.

Conforme explica a declaração:

“Algumas cargas de trabalho do blockchain podem experienciar performances inferiores em comparação às versões anteriores do Radeon Software.” 

Versões anteriores do software não listam problemas relacionados à mineração de moedas, embora seja notável que a correção tenha sido aplicada ao software otimizado para jogos, e não ao tipo designado especificamente para blockchain, lançado no ano passado.

A AMD desenvolveu drivers que melhoram a performance da GPU durante a mineração de criptomoedas. O software Radeon Software Crimson ReLive Edition Beta for Blockchain Compute foi lançado em agosto do ano passado.

O software foi lançado em uma base “as is”, segundo as notas de lançamento, e não receberá suporte de novas atualizações, upgrades ou correções de bugs – sugerindo que, por enquanto, a AMD não pretende corrigir problemas relacionados a criptomoedas.

Tais drivers não foram desenvolvidos para performances gráficas ou para jogos, segundo notas publicadas pela companhia.

Considerando os últimos meses, esta é a jogada mais recente das fabricantes de GPUs, cujos produtos foram abduzidos pelos mineradores de criptomoedas.

Leia mais: Spring Labs angariam US$15 milhões para construir blockchain com dados de crédito

Resultado de imagem para cryptocurrency mining

A AMD, em particular, ressaltou em seu mais recente formulário 10-K, submetido à Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos, que uma queda na demanda advinda dos mineradores de criptomoedas poderiam, sob certas circunstâncias, prejudicar seus negócios. A companhia expressou suas preocupações sobre a possibilidade da volatilidade do mercado das criptomoedas diminuir a demanda por GPUs.

Contudo, é pouco provável que isso aconteça, tendo em vista que Mark Lipacis escreveu no ano passado sobre as suas previsões de que a demanda continuará em alta.

Leia mais: Mercado se esforça para ficar acima dos US$300 bilhões

Fonte: CoinDesk

Edição: WeBitcoin