AMD teme uma possível queda na demanda por parte dos miners
Uma queda na demanda de Unidades de Processamento Gráfico (GPU) por parte dos miners ao redor do mundo poderia impactar “materialmente” os negócios da AMD, conforme relevado pela própria companhia nesta semana.
Leia mais: A empresa Blockchain se alia à ONU para resolver questões de sustentabilidade
Em seu recente formulário 10K (um formulário requerido pela SEC estadunidense, para demonstrar o desempenho financeiro das companhias), a AMD – uma das muitas empresas a surfar na recente onda das GPUs, que são requeridas no processo de mineração de criptomoedas – ressaltou como a ascensão dos preços das criptomoedas e a introdução de novas delas criou uma demanda por chips gráficos em 2017.
Embora a companhia não tenha fornecido números, a divulgação do formulário, publicado em 27 de fevereiro, está em sintonia com as previsões da empresa, que sugeriu próximo ao fim do ano passado que o ramo das GPUs estava sendo alavancado pelos mineradores de criptomoedas.
Contudo, esta alavancada não durará para sempre.
No formulário, a AMD indicou que muitos fatores podem mudar o ambiente das unidades de processamento gráfico, sublinhando que riscos regulatórios, bem como aqueles advindos do próprio mercado, poderiam levar à diminuição da quantidade de GPUs adquiridas por miners.
A empresa escreveu:
“O mercado das criptomoedas é instável e a demanda pode rapidamente mudar. Por exemplo, China e Coreia do Sul instituíram recentemente restrições às negociações de criptomoedas. Se nós formos incapazes de lidar com os riscos relacionados a um decréscimo da demanda advinda de mineradores de criptomoeda, nosso negócio de GPUs poderia ser materialmente afetado.”
Leia mais: Goldmoney expande seu serviço de armazenamento offline para Ethereum e Bitcoin Cash
A previsão de que a volatilidade poderia alterar a demanda é compartilhada por outros da esfera, incluindo a rival da AMD, Nvidia.
Durante uma conferência sobre os ganhos realizada em fevereiro, Colette Kress, chefe financeira da Nvidia, afirmou ser difícil quantificar quanto da receita adquirida através da venda de GPUs veio de mineradores de criptomoedas, acrescentando que a tendência é que estas moedas se mantenham voláteis.
Mesmo assim, a publicação de seu formulário mais recente serve como uma forma de ressaltar como a AMD está na crescente lista de companhias – primariamente instituições financeiras – que reconheceram o impacto que as criptomoedas e o blockchain podem ter em suas fundações.
Leia mais: Aquisição da Poloniex pela Circle dá um vislumbre sobre o futuro das exchanges
Fonte: CoinDesk
Edição: WeBitcoin