Ameaças de morte como meio de extorsão de criptomoedas

O FBI alertou os usuários de internet sobre as falsas ameaças de mortes sendo utilizadas como meio de extorquir criptomoedas, conforme noticiou a ABC Califórnia no último dia 26.

Uma das vítimas, que se identificou como Christiane, utilizou o Centro de Denúncia sobre Crimes na Internet (Internet Crime Complaint Center) do FBI para informar à agência que recebeu um e-mail contendo uma ameaça de morte. O conteúdo do e-mail dizia:

“Serei curto. Eu tenho ordens para te matar,” exigindo de Christiane a quantia de 2800 dólares, que poderiam ser pagos em Bitcoin, para que não a matasse.

Mesmo percebendo se tratar de um golpe, Christiane contou à ABC que achou a mensagem perturbadora o bastante para lhe deixar preocupada enquanto se encaminhava para o local onde trabalha.

Leia mais: Exchanges japonesas reforçam regulamentação após hack em CoinCheck

robbery

Segundo a agente do FBI, Laura Eimiller:

“O caso representa um novo método de extorsão online que está se tornando comum principalmente na California.”

Eimiller enfatiza ainda o fato de que e-mails são estruturados e escritos visando afetar profundamente a vítima, mesmo que ela percebe se tratar de um blefe.

Desta forma, o FBI faz o alerta aos usuários de Internet e encoraja às eventuais vítimas a fornecerem informações sobre possíveis novos casos, tendo em vista que “somente 15% dos golpes que estão ocorrendo têm sido informados,” segundo Eimiller. Ela acrescenta que crimes como este são, muitas vezes, deixados de lado e não são informados às autoridades competentes.

Leia mais: Epidemia global de malware de mineração afeta YouTube

Fonte: The Cointelegraph

Edição: Webitcoin