Analista: federais podem ter quebrado o mercado de Bitcoin (BTC)

O Serviço de Delegado de Polícia dos Estados Unidos leiloou milhões em Bitcoin, parte do qual veio de confiscos de dinheiro de drogas

 

A queda repentina do preço do Bitcoin nesta semana – de US $ 10.000,00 para US $ 9.507,00 – pode estar relacionada ao Serviço de Delegado de Polícia dos Estados Unidos. O órgão pertencente ao Departamento de Justiça dos EUA. A baixa aconteceu após anunciar que leiloou US $ 37 milhões em Bitcoin perdido. A avaliação é de Simon Peters do eToro, analista da rede de investimento social eToro.

“Simplificando, a queda de preço do bitcoin foi devido a uma queda no mercado”, ressaltou o analista à Decrypt. “Isso se seguiu ao anúncio do Serviço de Delegado de Polícia dos Estados Unidos no início desta semana, afirmando que eles haviam vendido cerca de 4.000 BTC (cerca de US $ 37 milhões), que foram apreendidos em casos criminais”.

Em 18 de fevereiro, eles venderam 4.041 Bitcoins, que foram confiscados em casos criminais ou apreendidos pelas autoridades.

graph 3078546 1920
Peter do eToro afirma que a queda de preço do bitcoin foi devido a uma queda no mercado

Drogas matam

Parte do dinheiro estava relacionada à venda e distribuição de medicamentos. Por exemplo, mais de US $ 200.000 em criptoativos vendidos pelo órgão foram confiscados por traficantes do Alabama. Tyler Lee Ward e Henry Long Nguyen foram presos em maio de 2019. Eles tramaram para vender Alprazolam. Para tanto, mantiveram uma “premissa envolvida em drogas” e “conspiração para cometer lavagem de dinheiro”, segundo comunicado do Departamento de Justiça.

Os analistas temiam que o vencedor do leilão pudesse obter um ganho em dinheiro, vendendo o bitcoin em uma bolsa pública, especialmente se eles adquiriram as moedas por um preço abaixo do mercado”, disse Peters.

O Whale Alert, uma conta no Twitter, que rastreia movimentos em várias blockchains e sinaliza grandes transações, informou na terça-feira (18/02) que 6.000 Bitcoins foram transferidos de uma carteira desconhecida para a Bitfinex. Não está claro – a venda foi de pouco mais de 4.000 Bitcoin e dividida entre vários lances diferentes  – se esse foi o ganho do leilão ou não, mas com certeza cheirava a isso.

Se o despejo desta quarta-feira foi manipulação direta ou apenas coincidência, “o júri ainda está fora”, ponderou’ Peters. Mas “o que é evidente é que a liquidez geral do mercado de criptografia deve melhorar, a fim de evitar que grandes pedidos do mercado levem a oscilações de preços tão voláteis no futuro”, acrescentou.

 

Fonte: Decrypt

Foto de Elen Genuncio
Foto de Elen Genuncio O autor:

Jornalista com especialização em História do Brasil pela UFF, trabalhou em diversos veículos de comunicação como O Globo, Jornal do Commercio, revista PC Mundo e Rádio Tupi.