Analista: federais podem ter quebrado o mercado de Bitcoin (BTC)

O Serviço de Delegado de Polícia dos Estados Unidos leiloou milhões em Bitcoin, parte do qual veio de confiscos de dinheiro de drogas

 

A queda repentina do preço do Bitcoin nesta semana – de US $ 10.000,00 para US $ 9.507,00 – pode estar relacionada ao Serviço de Delegado de Polícia dos Estados Unidos. O órgão pertencente ao Departamento de Justiça dos EUA. A baixa aconteceu após anunciar que leiloou US $ 37 milhões em Bitcoin perdido. A avaliação é de Simon Peters do eToro, analista da rede de investimento social eToro.

“Simplificando, a queda de preço do bitcoin foi devido a uma queda no mercado”, ressaltou o analista à Decrypt. “Isso se seguiu ao anúncio do Serviço de Delegado de Polícia dos Estados Unidos no início desta semana, afirmando que eles haviam vendido cerca de 4.000 BTC (cerca de US $ 37 milhões), que foram apreendidos em casos criminais”.

Em 18 de fevereiro, eles venderam 4.041 Bitcoins, que foram confiscados em casos criminais ou apreendidos pelas autoridades.

Peter do eToro afirma que a queda de preço do bitcoin foi devido a uma queda no mercado

Drogas matam

Parte do dinheiro estava relacionada à venda e distribuição de medicamentos. Por exemplo, mais de US $ 200.000 em criptoativos vendidos pelo órgão foram confiscados por traficantes do Alabama. Tyler Lee Ward e Henry Long Nguyen foram presos em maio de 2019. Eles tramaram para vender Alprazolam. Para tanto, mantiveram uma “premissa envolvida em drogas” e “conspiração para cometer lavagem de dinheiro”, segundo comunicado do Departamento de Justiça.

Os analistas temiam que o vencedor do leilão pudesse obter um ganho em dinheiro, vendendo o bitcoin em uma bolsa pública, especialmente se eles adquiriram as moedas por um preço abaixo do mercado”, disse Peters.

O Whale Alert, uma conta no Twitter, que rastreia movimentos em várias blockchains e sinaliza grandes transações, informou na terça-feira (18/02) que 6.000 Bitcoins foram transferidos de uma carteira desconhecida para a Bitfinex. Não está claro – a venda foi de pouco mais de 4.000 Bitcoin e dividida entre vários lances diferentes  – se esse foi o ganho do leilão ou não, mas com certeza cheirava a isso.

Se o despejo desta quarta-feira foi manipulação direta ou apenas coincidência, “o júri ainda está fora”, ponderou’ Peters. Mas “o que é evidente é que a liquidez geral do mercado de criptografia deve melhorar, a fim de evitar que grandes pedidos do mercado levem a oscilações de preços tão voláteis no futuro”, acrescentou.

 

Fonte: Decrypt

Foto de Elen Genuncio
Foto de Elen Genuncio O autor:

Jornalista com especialização em História do Brasil pela UFF, trabalhou em diversos veículos de comunicação como O Globo, Jornal do Commercio, revista PC Mundo e Rádio Tupi.