Analistas afirmam: criptomoeda chinesa pode ser maior do que o Bitcoin

Especialistas acreditam que a China está longe de não ter interesse em criptomoedas, apesar dos seus esforços para bani-las. De fato, acredita-se que o governo comunista está contemplando sua própria versão de uma criptomoeda estatal. Sendo este o caso, analistas assumem que ela pode ser maior que o Bitcoin.

Leia mais: Kim Kardashian aposta com Bitcoin em noite de poker visando angariar fundos para a caridade

Criptomoeda lastreada pelo governo

Movendo de especulação para quase confirmação, o conglomerado que fornece serviços de troca online, IG Group, postou um subtítulo em um documento chamado “China introduzirá uma criptomoeda nacional”. Assumindo que tal ação é iminente, o relatório prosseguiu, afirmando que em uma ação contraditória após banir o Bitcoin, o Banco Popular da China iniciou seus planos de criar sua própria moeda digital.

Esta é uma declaração e tanto, e parece ter poucas informações que confirmem estas declarações do IG. O grupo financeiro existe desde 1974, e fornece aos seus clientes recursos educacionais em produtos FX e CFDs, esperando capitalizar em momentos de alta e baixa dos mercados.

A companhia reconhece:

“Não há nenhuma declaração oficial sobre o nome ou data de lançamento da criptomoeda nacional, sendo difícil se preparar para ela. Ela provavelmente será introduzida juntamente com a moeda primária da China, o yuan, com a intenção de agregar milhões de cidadãos que não possuem acesso aos serviços bancários tradicionais.”

O governo chinês tem feito bastante barulho ultimamente. Seu Centro de Desenvolvimento da Indústria da Informação continua a lançar rankings por alguma razão desconhecida. O órgão recentemente firmou um acordo de cripto regulamentação com a Coreia do Sul. E, considerando que cerca de 3 milhões de chineses ainda estão de posse de seus ativos digitais, o governo chinês parece motivado.

Leia mais: VanEck responde à SEC sobre suas preocupações em relação a ETFs baseados em Bitcoin

peoples republic of china chinese national flag against a blue sky background

E se?

O IG insistiu:

“A visão do Banco Popular da China sobre a criação de sua própria criptomoeda é baseada em recuperar o controle do setor financeiro. O país argumentou que sem controle governamental, uma criptomoeda pode se tornar uma ferramenta para traficantes e terroristas.” 

Até agora, o único governo a criar uma criptomoeda estatal, a Venezuela, ainda não viu exatamente seus dividendos. A China possui mais de um bilhão de pessoas, e sua economia está em uma forma muito melhor. Contudo, há algo que vai de encontro com os supostos planos do governo chinês: as pessoas buscam se libertar do jugo governamental com as criptomoedas. Uma criptomoeda estatal pode representar o pior dos cenários para aqueles que a utilizam. Cada transação será facilmente supervisionada, por exemplo.

Antes do banimento, a China era basicamente o único mercado global de criptomoedas, para todos os propósitos. Antes do significativo aumento nos valores durante o último trimestre do ano passado, o governo se sabotou com suas políticas restritivas. A taxa de câmbio do BTC caiu cerca de 6%, pelo menos a curto prazo, como resultado. Os autores do estudo admitem:

“É pouco provável que qualquer criptomoeda apoiada por um governo acabe com o Bitcoin ou outra grande criptomoeda. Contudo, algumas das menores altcoins podem passar por dificuldades neste cenário.” 

O IG considera ainda:

“O Banco Popular da China declarou que a única moeda digital emitida por eles será reconhecida nacionalmente, excluindo outras moedas como bitcoin e ether. Tendo em vista que as criptomoedas estrangeiras já estão banidas da China, o governo essencialmente forçaria as operações de mineração a mudarem seu foco para a cripto nacional. Isso impactaria as comunidades de mineração internacionais, reduzindo o valor do Bitcoin em virtude da queda na popularidade. O endosso governamental faria com que a criptomoeda do país ganhasse popularidade no mundo tudo, haja vista que as pessoas a veriam como um ativo de credibilidade.”

E claro, há mais a se considerar. O IG repassou importantes e interessantes informações que valem a atenção. Mas, por enquanto, é tudo apenas especulação.

Leia mais: Parlamento Europeu reconhece criptomoedas como opção de câmbio

Fonte: Bitcoin.com