Andreas Antonopoulos: JPMorgan está seguindo o roteiro de Mr. Robot

Andreas Antonopoulos traça paralelo entre criptomoedas de bancos e Mr. Robot

Andreas Antonopoulos, autor de Mastering Bitcoin e bem conhecido influenciador da cripto esfera, discutiu se moedas de bancos, como a JPMorgan Coin (JPM Coin), tornariam-se algo do mainstream durante uma rodada de perguntas e respostas no YouTube. Ele também falou sobre o impacto que teria em outras moedas.

Sobre moedas bancárias, Andreas declarou que elas definitivamente se tornariam mainstream, acrescentando que elas terão mais capitalização de mercado e usuários a curto prazo. De qualquer forma, essas moedas forneceriam menos “liberdade financeira”, descentralização, resistência à censura e neutralidade, quando comparadas à moedas corporativas.

Isso foi seguido por Andreas falando sobre a competição primária para moedas de bancos, que serão as moedas fiat e outras moedas bancárias. Os fatores da briga serão liberdade, descentralização, neutralidade e resistência à censura. De acordo com ele, esses serão os principais aspectos que as moedas bancárias não poderão oferecer. Desta forma, o Bitcoin nunca apresentará competição. This, according to him, are the main aspects that bank coins “cannot and will not ever offer.” Ergo, Bitcoin will not be its competition.

Ele afirmou:

“Isso quer dizer que eles podem ser maiores e mais ricos? Absolutamente. Fiat já é algo grande e rico. Mas não importa. A medida do sucesso não é a capitalização de mercado ou o quão rápido você se desveste de seus princípios, ou se compromete com regulamentações absurdas para empobrecer pessoas financeiramente e em questão de liberdade.”

Andreas acrescentou que estas entidades sujeitarão seus usuários à vigilância do capitalismo e à corrupção de ditadores ao redor do mundo. Ele acrescentou que existem diversos problemas com fiat e bancos manterão tais problemas.

“[…] Esta é uma corrida rumo ao fundo. Nós devemos fortalecer nossos princípios com criptomoedas, introduzindo maior privacidade, anonimato, fungibilidade, segurança e usabilidade. Isso já está acontecendo na cripto esfera. JPM Coin pode ficar com a capitalização de mercado.”

Adicionalmente, ele afirmou que bancos “fundamentalmente não entendem” o valor das criptomoedas e blockchains, acrescentando que eles estão fazendo “o negócio de sempre”, disfarçado de inovação.

“[…] Nada muda, e é sobre isso que as criptomoedas são. ‘E-coin’, sim. Evil Corp. É realmente engraçado como a JPMorgan Chase está perto de seguir o roteiro de Mr. Robot, a linha exata do roteiro da segunda temporada, ainda que nós saibamos que ela termina com os escritórios deles em chamas.”

Fonte: AMBCrypto