Aplicações blockchain para a cadeia de suprimentos precisam melhorar

E o que sinaliza estudo do Gartner, que traz análises sobre aplicações blockchain nos próximos anos.

Os atuais projetos envolvendo as aplicações blockchain para a chamada cadeia de suprimentos,  que engloba os diferentes atores envolvidos num processo produtivo, desde a matéria-prima até a chegada dos produtos ao consumidor final, são falhos e tendem a perder fôlego. Essa é a principal conclusão de um estudo divulgado pela Gartner, player de consultoria também reconhecida por divulgar estudos e análises que lançam luz sobre a atuação de diferentes segmentos do processo produtivo.

O relatório “Predicts 2019: Future of Supply Chain Operations“, indica que as aplicações blockchain voltadas à supply chain devem totalizar, em 2019, um montante de gastos que atinja os US $ 2,9 bilhões por parte das empresas envolvidas. Apesar da significativa empolgação com o uso da tecnologia em rede distribuída, a pesquisa prevê que, se as iniciativas continuarem seguindo as tendências atuais, 90% do que está sendo pensado terá se esvaziado até 2023.

E qual o pulo do gato?

O entrave, de acordo com a análise assinada pela Gartner, vem do fato de as companhias não irem além de simplesmente mostrar ao mercado que se adaptando ao blockchain, simplesmente pelo desejo de executivos que vislumbram a importância de aderir à tecnologia, ou pela pressão do mercado em se adequar às tendências. É um norte que tem dado origem a projetos basicamente focados em aplicações como verificar a autenticidade das mercadorias, melhorar a rastreabilidade e a visibilidade da cadeia de suprimentos e melhorar a confiança transacional, por conta das características de imutabilidade e segurança da rede distribuída.

A questão, segundo a parte analítica do relatório, é a cadeia de suprimentos efetivamente compreender o que significa o blockchain e como ela pode ser utilizada na busca de soluções efetivas. Esse é o norte que pode produzir o salto para projetos de real qualidade, com aplicações que impactam positivamente a gestão e resolvam problemas percebidos na cadeia de suprimentos, cuja resolução passe pela aplicabilidade da tecnologia blockchain.

FONTE: TECHREPUBLIC

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.