Após dificuldade com a Libra, Facebook decide renomear a Calibra

Facebook renomeia serviço de moeda digital para Novi

Facebook renames Calibra digital wallet to Novi - The Verge

Depois de críticas sobre o lançamento da criptomoeda, o Facebook disse na terça-feira que está renomeando sua carteira digital com um novo nome: Novi.

O Facebook originalmente introduziu a carteira digital para a rede de criptomoedas Libra para ajudar as pessoas a enviar dinheiro para o mundo todo com o nome Calibra, em junho do ano passado. A carteira digital, agora renomeada como Novi, permite que as pessoas enviem dinheiro tão facilmente quanto enviar uma mensagem no Facebook Messenger ou WhatsApp.

“Todos os clientes da Novi serão verificados usando ID emitida pelo governo, e as proteções contra fraudes serão incorporadas em todo o aplicativo”, disse o chefe da Novi, David Marcus no comunicado de terça-feira. “E, sempre que precisar, você terá acesso 24/7 à nossa equipe de suporte e atendimento ao cliente por chat.”

“Novi foi inspirada nas palavras latinas ‘novus’ para” novo e ‘via’ para ‘caminho’. É uma nova maneira de enviar dinheiro, e a nova identidade visual e design da Novi representam o movimento fluido das moedas digitais “, acrescentou Marcus.” Também incluímos um aceno ao ícone Libra no logotipo da marca para ressaltar nosso compromisso com a Libra Network.”

Os reguladores em todo o mundo levantaram preocupações nos últimos meses sobre a moeda virtual interromper o sistema financeiro global, potencialmente arriscando a lavagem de dinheiro e competindo com o dólar americano.

Também atraiu críticas de alguns parlamentares democratas que enviaram uma carta ao CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, antes de seu testemunho perante o Congresso sobre os planos da criptomoeda em outubro, pedindo ao Facebook para interromper o plano de lançamento até que os reguladores examinem seu potencial impacto.

Agora, o Facebook disse que, embora tenha mudado o nome para Novi, não mudou sua missão.

“Embora tenhamos mudado nosso nome de Calibra, não mudamos nosso compromisso de longo prazo em ajudar pessoas de todo o mundo a acessar serviços financeiros acessíveis”, disse Marcus no comunicado.

O anúncio ainda não revelou a data de lançamento, dizendo que pretendia lançá-la em um conjunto inicial de países sem taxas ocultas assim que a rede Libra estivesse disponível.

Ele acrescentou que as pessoas podem se inscrever para atualizações sobre o lançamento em Novi.com.

Fonte: UPI

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.