Jovem indiano se torna Bilionário com app que ensina inglês com personagens da Disney

Byju Raveendran é o criador de um aplicativo que usa desenhos da Disney para ensinar matemática e inglês. Startup vale mais que $5 bilhões.

As possibilidades da tecnologia vem provando seus usos e espalhando negócios altamente rentáveis pelo mundo. Um dos novos exemplos vem da Índia. O ex-professor Byju Raveendran teve a ideia de conectar a tecnologia à aprendizagem infantil e agora é o mais novo bilionário do país. A história do jovem empreendedor de 37 anos é contada pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Raveendran  é o criador da Think & Learn. O que mudou a história da startup, conforme conta a PEGN, foi o desenvolvimento de um app chamado Byju’s, sob a inspiração do nome do ex-professor. A funcionalidade é voltada para crianças que cursem até a terceira série do ensino fundamental.

A proposta fundamental do aplicativo é usar os personagens da Disney como ferramentas de aprendizado de inglês e matemática. Usando a funcionalidade, as crianças têm interação educacional com vídeos, por exemplo, de Simba, de “O Rei Leão”, e Anna, de “Frozen”.

Para Bju Raveendran, que também deu uma entrevista ao portal financeiro Bloomberg, o grande diferencial do Byju’s é aproveitar a identificação infantil, nas diversas partes do mundo, com o universo dos personagens de desenho animado.

Explicando como essa interessante ideia fez do ex-professor o mais novo bilionário indiano, a Pequenas Empresas & Grandes Negócios cita, principalmente, o mais recente investimento. Afinal, a Think & Learn teve um  aporte da ordem de US $ 150 milhões. A partir do investimento, o valor de mercado da startup atingiu 5,7 bilhões.

Por isso, e tendo em vista o fato de Bju Raveendran deter 21% da empresa, o empreendedor já pode contabilizar seu primeiro bilhão em dólares.

Uma trajetória na educação

E o caminho de valorização promete prosseguir. Conforme a reportagem da PEGN, no ano que vem, a Think & Learn ainda deve ter aumento de receita. Isso porque, a partir de uma parceria com a Disney, o Byju’s deve chegar aos Estados Unidos, já no começo de 2020. De acordo com uma afirmação atribuída ao próprio Raveendran, pela revista InfoMoney, o passo deve levar a receita da empresa para cerca de R$ 435 milhões.

É um caminho que coroa uma interessante trajetória de dedicação à educação. Segundo relata, ainda, a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Byju Raveendran é filho de professores. Formado em engenharia, percebeu, na trajetória profissional, a vocação para ensinar e tornou-se professor. Foi em 2011 que surgiu a Think & Learn. Inicialmente, o projeto era focado em educação a distância, com Raveendran ministrando aulas on-line.

O aplicativo de educação infantil, surgiu, então, em 2015. Foi uma ideia que despertou interesse e levou o empreendedor à conquista do primeiro bilhão de dólares. Como aponta outra reportagem, essa da revista InfoMoney, o ensino on-line tem, na Índia, um dos principais mercados atuais. Isso pela forte presença dos smartphones e dos preços acessíveis dos planos de internet móvel. É o que permite prever que o segmento seja avaliado em US $ 5,7 bilhões no país, até 2020.

 

 

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.