Apple e Google se unem para combater a Covid-19
Projeto vindo da união de Apple e Google para combater a Covid-19 mostra uma linha tênue entre privacidade e proteção.
A Apple e o Google anunciaram na sexta-feira uma força conjunta para ajudar governos e agências de saúde a rastrear casos de Covid-19 por meio de rastreamento de celulares. Os gigantes da tecnologia disseram que a privacidade e a segurança serão essenciais para seus projetos, assim como a transparência e o consentimento (sim, esses serão programas de adesão). Ainda assim, essas promessas estão fazendo pouco para suprimir as preocupações dos defensores da privacidade e até dos teóricos da conspiração.
Em maio, as empresas lançarão APIs que permitem “interoperabilidade entre dispositivos Android e iOS” em aplicativos de autoridades de saúde pública. Nos próximos meses, os dois trabalharão para criar uma plataforma mais ampla de rastreamento de contatos baseada em Bluetooth que integre a funcionalidade diretamente em seus respectivos sistemas operacionais móveis.
É fácil argumentar que o uso de dados de smartphones para rastrear infecções por coronavírus tem sérias implicações na privacidade. Mas, novamente, usar smartphones para rastrear pessoas não é algo novo, como Snowden revelou anos atrás.
Pode-se argumentar também a eficácia de um sistema desse tipo. Fomos informados de que nossas melhores defesas contra o vírus agora incluem ficar em casa, fazer o teste e colocar-se em quarentena se você for positivo. Quão útil realmente seria um sistema de rastreamento? É um sistema reativo, alertando você apenas se você cruzou o caminho com alguém que pode ter sido exposto a uma pessoa infectada.
Nesse ponto, você já pode estar infectado. Suponho que isso possa ajudá-lo a tomar uma decisão sobre se deve ou não entrar em quarentena, isso potencialmente impediria que você contiuasse espalhando a Covid-19 para outras pessoas antes que os sintomas sejam evidentes.
Por outro lado, alguns argumentam que, se um sistema como esse puder salvar pelo menos uma vida, valeria a pena.
A Apple e o Google publicaram vários documentos técnicos sobre o assunto para quem tiver interesse em se aprofundar nos aspectos técnicos do sistema proposto.
Fonte: TechSpot
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.