A aprovação do GBTC poderia devolver bilhões aos investidores, afirma Diretor Executivo da Grey Scale
O chefe da Grayscale Investments, Michael Sonnenshein, disse que se a GBTC tivesse luz verde para “converter” para um spot Bitcoin ETF, “já não haveria” um desconto ou um prémio no meio de uma acção judicial em curso contra a SEC.
Numa entrevista recente, o CEO da Grayscale Investments Michael Sonnenshein declarou que “não consegue imaginar” porque é que a United States Securities and Exchange Commission (SEC) “não iria querer” proteger os investidores da Grayscale e devolver-lhes o verdadeiro valor do activo.
Numa entrevista de 25 de Fevereiro sobre o que Bitcoin fez, um popular podcast apresentado por Peter McCormack, Sonnenshein explicou que a SEC “violou o acto dos procedimentos administrativos” ao negar a aprovação para que o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) fosse um spot Bitcoin
(BTC) fundo de comércio de divisas (ETF), em Junho de 2022.
Explicou que este acto assegura que o regulador não mostra “favoritismo” ou age “arbitrariamente”, acrescentando que a SEC agiu “arbitrariamente” ao aprovar ETFs Bitcoin Futures enquanto rejeitava “a conversão de GBTC”.
Sonnenshein observou que quando a SEC começou a aprovar as primeiras ETFs Bitcoin, Grayscale tomou “como um sinal” de que a SEC estava “a mudar a sua atitude em relação à Bitcoin”.
Ele disse que existe um “par de biliões de dólares” de capital que voltaria imediatamente para os bolsos dos investidores, “de um dia para o outro”, se a GBTC fosse aprovada como ETF Bitcoin spot, pois o fundo “sangraria de volta” até ao seu valor patrimonial líquido (NAV).
Sonnenshein explicou que isto se deve ao GBTC atualmente a negociar com desconto para o seu NAV, mas se este fosse convertido num ETF, “já não haveria” um desconto ou um prémio; haveria um “mecanismo de arbitragem” incorporado.
Reiterou que Grayscale está em processo de “processar a SEC agora”, e poderia ter uma decisão desafiando a negação da SEC da sua aplicação inicial já no “Outono de 2023”.
Observou também que Grayscale tem mais de um “milhão de contas de investidores”, com investidores em todo o mundo a contar com a firma para “fazer a coisa certa por eles”.
Sonnenshein “não consegue imaginar” porque é que a SEC não iria querer “proteger os investidores” e “devolver-lhes esse valor”.
Ele acrescentou que Grayscale não se afasta do facto de ter um “interesse comercial” nesta aprovação, notando que se o pedido para desafiar a SEC for negado, Grayscale poderá ter a possibilidade de recorrer do caso ao Supremo Tribunal dos EUA.
Isto vem depois de a SEC ter apresentado um dossiê de 73 páginas ao Tribunal de Recurso dos EUA para o Distrito de Columbia em Dezembro de 2022, expondo as suas razões para negar o pedido da Grayscale de converter o seu fundo Bitcoin Trust de 12 mil milhões de dólares numa ETF Bitcoin com sede no local, em Junho de 2022.
A SEC baseou a sua decisão em conclusões de que a proposta da Grayscale não protegia suficientemente contra a fraude e a manipulação.
A agência tinha feito descobertas semelhantes em vários pedidos anteriores para criar ETFs Bitcoin com base no spot.
Traduzido de: Cointelegraph.
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.