Aqui está quem gastou mais de $5mi em taxas de Ethereum
Pesquisadores da PeckShield identificaram quem foi o responsável pelas duas taxas ultrajantes. E pode ser um esquema Ponzi.
Pesquisadores da PeckShield, plataforma de dados analíticos em blockchain, descobriram o dono do endereço Ethereum que, por algum motivo, pagou $5.2 milhões em taxas para enviar apenas duas transações na semana passada. Eles identificaram o proprietário como uma pequena exchange P2P na Coreia do Sul, chamada Good Cycle, e sugere que a mesma poderia estar operando um esquema Ponzi.
Atualização: Identificamos a vítima, uma pequena exchange P2P na Coreia do Sul chamada Good Cycle, que aparenta ser um esquema Ponzi. Nossas investigações descobriram que sua segurança é extremamente fraca, por exemplo, por usarem HTTP ao invés de HTTPS, o que facilmente permitiria um ataque hacker.
O vice-presidente de pesquisas da PeckShield, Chiachih Wu, adicionou que eles enviaram uma transação de 0.5 ETH para a exchange, a qual foi aceita e enviada para o endereço que pagou as duas taxas enormes de transação. Isso, de acordo com eles, demonstra que o endereço pertence à exchange.
As taxas de $5.2 milhões em Ethereum
Na semana passada, duas transações misteriosas foram feitas e forçaram empresas de dados em blockchain a verificar se suas informações não estavam corrompidas. Enquanto transações normais em Ethereum ficam por volta de $0.17 cada, essas duas transações gastaram cada uma $2.6 milhões em taxas. Uma delas foi feita para transferir apenas $100 em Ethereum.
Ao passo que muitos pensam que a primeira transação tenha sido um bug, a segunda veio para confirmar tudo. A PeckShield foi a primeira a relatar que isso provavelmente viria de uma wallet de exchange e que a mesma poderia ter sido atingida por chantagistas.
O co-fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, também tweetou a respeito da pesquisa.
Portanto as taxas milionárias podem na verdade ser pura chantagem. A teoria: hackers conseguiram acesso parcial à chave da exchange; eles não conseguem sacar mas podem enviar taxas sem efeito com qualquer preço de gas. Assim eles ameaçam “queimar” todos os fundos através de taxas se não forem pagos.
Daí, Alex Manuskin – Pesquisador de carteiras da criptomoeda ZenGo – postou uma resposta alegando que chantagem sria improvável. Ele acredita na ideia de que um sistema automatizado tenha sofrido uma pane e acidentalmente enviado essas taxas desordenadas de transação.
De qualquer forma, a vítima, que agora parece ser a Good Cycle, sequer esboçou assumir a responsabilidade pelas taxas. A propósito, elas foram distribuídas para mineradores.
Fonte: Decrypt
Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!