Aquisição da Neutrino causa problemas à Coinbase: Usuários podem abandonar a plataforma

Exchange americana passa por revés

Recentemente foi noticiado que a Coinbase adquiriu a Neutrino, plataforma de inteligência blockchain.

A iniciativa, que visava impulsionar a legitimação do setor, aparentemente gerou problemas à exchange americana.

Como a Neutrino realiza análises de dados públicos no blockchain e desenvolve soluções para rastrear, analisar e monitorar fluxos de cripto, os clientes da Coinbase perceberam que a aquisição poderia resultar na violação de sua privacidade, monitorando transações e outros detalhes.

Com tal percepção, muitos usuários utilizaram de suas redes sociais para defender a exclusão de contas na plataforma, visto que a privacidade é uma séria preocupação do setor.

Aparentemente o caso parece ser apenas uma reação de choque imediato à iniciativa, visto que anteriormente a Coinbase pediu que os usuários realizassem o backup de uma versão de suas carteiras para o Google Drive ou iCloud, medida que pode expor as chaves privadas dos usuários.

Como um agravante, a exchange mantém tanto os fundos como as informações de chave privada dos usuários, o que apresenta um grande risco em casos de hack, que se tornaram muito comuns.

A imagem que a situação passa é de que a Coinbase já possuía problemas em relação à segurança dos usuários, e a aquisição da Neutrino apenas agravou a situação, que atingiu o ponto de pico graças a vários problemas acumulados no passado.

Recentemente o WeBitcoin noticiou que a exchange foi alvo de críticas após a listagem de Ripple (XRP) na Coinbase Pro, sua plataforma de trade profissional.

Aparentemente, a adição do ativo contradiz as diretrizes da plataforma pois 60% da emissão de XRP é controlada pela Ripple, e a norma da exchange que determina que ativos listados devem apresentar participação acionária minoritária retida pela equipe.

Embora não seja certo se alguns usuários já encerraram suas atividades na Coinbase, isso pode representar um grande revés para a exchange. Observando o anúncio de aquisição da Neutrino, fica claro que a plataforma planeja manter um ecossistema transparente para o bem dos usuários. Entretanto, a iniciativa também pode ser vista como uma violação de privacidade, o que torna natural a reação registrada, observando a tendência apresentada pela Coinbase nos últimos tempos.

FONTE: ZY CRYPTO

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli