Argentina considera proposta de regulamentação de Futuro de Bitcoin

Uma petição para lançar Futuro de Bitcoin e opções regulamentadas de Bitcoin, em pesos argentinos foi apresentada pela Matba Rofex, o maior mercado de futuros da Argentina, à Comissão Nacional de Valores Mobiliários (CNV).

Matba Rofex é o mercado de futuros e opções mais importante da Argentina. Atualmente, eles têm um índice Bitcoin MtR expresso em pesos argentinos (ARS) calculado a cada 1 minuto. Eles também demonstraram interesse em investimentos diretos em criptoativos e em startups.

A petição acaba de ser divulgada ao público pelos membros da Matba Rofex, mas o vice-gerente geral de mercados financeiros, Ismael Caram, revelou ainda que já havia pedido a autorização em dezembro do ano passado, e disse, que entende que a licença não viria no momento, uma vez que os futuros de Bitcoin ainda são um território desconhecido para eles.

A empresa teria como alvo, “investidores qualificados e especializados” e corporações bem informadas sobre “o produto e sua volatilidade”, em vez do mercado em geral. Expressaram que pretendem estar atentos ao mercado em geral, mas a decisão parte da necessidade de atender aos reguladores de segurança da Argentina.

Embora futuros e opções de Bitcoin, já sejam oferecidos por muitas Exchanges internacionais, nenhuma é oficialmente regulamentada pelos reguladores oficiais ou pelo Banco Central da América Latina.

O deputado declarou em uma ligação para o portal Bloomberg:

Queremos atrair os clientes do mercado regulamentado, que não podem operar em Exchanges não reguladas, (…) Percebemos uma procura inicialmente mais contínua dos clientes, que pretendem adicionar exposição em criptoativo.

As regulamentações da CNV permitiriam o acesso ao mercado de futuros e opções de Bitcoin para investidores institucionais que, de outra forma, enfrentam muitas regulamentações quando pretendem colocar participações em outras plataformas disponíveis em todo o mundo. A empresa explicou ainda a um portal de notícias local:

Embora o Índice Bitcoin não possa ser negociado hoje, Matba Rofex apresentou um projeto de Futuros e Opções sobre este índice à CNV e, espera-se que ele possa ser uma referência para outros produtos do mercado de capitais, como Fundos de Investimento Comum ou ETF. São produtos novos, cuja aprovação pode demorar. As iniciativas da Matba Rofex também incluem investimento direto em ativos cripto e em startups relacionados a esta nova indústria.

O regulamento de Futuros de Bitcoin é possível?

No panorama geral da criptomoeda argentina, fala-se muito sobre, se a Argentina poderia seguir os passos de El Salvador, para adotar o Bitcoin como moeda legal.

Com uma alta taxa de inflação e um sistema que não permite aos argentinos venderem e comprarem dólares com facilidade pelo melhor preço do mercado, muitos deles estão adotando a criptomoeda como forma de economizar e fazer investimentos.

Anteriormente, o presidente da Argentina não tinha sido claro sobre as opiniões do governo ao afirmar que, acreditava que a adoção de criptomoedas poderia ajudar a lidar com a hiperinflação, mas reconheceu seu pouco conhecimento sobre o assunto. Este evento gerou muitos comentários e especulações.

Há uma discussão atual em torno de um possível projeto de lei, que pretende oferecer oficialmente salários em Bitcoin e outras moedas digitais como alternativa à moeda oficial. O deputado José Luis Ramón afirmou que este projeto:

… nasce da necessidade de se promover uma maior autonomia e governança do salário, sem as implicações da perda de direitos ou da exposições a situações de abusos no ambiente de trabalho.

A petição de Matba Roflex, chega em um momento em que as criptomoedas são um grande interesse para o governo e os economistas argentinos. No entanto, as expectativas gerais para que esse regulamento seja aceito em breve são baixas, uma vez que a CNV, não tem sido a parte mais entusiasta em relação às moedas digitais.

Porta-vozes da CNV disseram ao portal de notícias local, Infobae:

A CNV, tem se reunido com a Rofex, sobre o tema e deixou claro que embora vá avaliar o produto, hoje não é prioridade em sua agenda, e depende também da opinião de outras áreas do estado como o Ministério da Economia e Banco Central da República Argentina.

Fonte: Bitcoinist

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno.Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_