O que é o “Armazenamento Frio”, em se tratando de criptomoedas?
Quando você compra criptomoedas como Bitcoin , Ethereum, elas são armazenadas em uma carteira protegida por uma chave privatizada. Mas primeiro, vamos ver o que são as carteiras de criptomoedas.
Uma chave privatizada é como uma senha; uma longa sequência de números ou letras atribuídas à sua carteira. Existem várias maneiras de armazenar sua criptos , incluindo doar bitcoin para ajudar outras pessoas em transações seguras.
O que são as carteiras de criptomoedas?
Ao contrário do dinheiro vivo, as criptomoedas não são armazenadas em um local específico e não existem na forma física. Em vez disso, os saldos e transações de contas de criptomoedas existem em um blockchain. Blockchain é um termo que descreve um livro de transações em execução.
Uma carteira de criptomoedas possui um software que cria suas chaves privadas e públicas. Essa chave interage com o blockchain, permite enviar ou receber suas criptos e ajuda a monitorar seu saldo.
Uma maneira melhor de pensar em carteiras de criptomoedas é como uma chave para acessar seus fundos digitais. Sua carteira de criptografia é designada para uma chave privada que permite acessar os fundos em sua conta.
Como funcionam as carteiras de criptomoedas?
Sua carteira de criptomoedas permite que você verifique seu saldo de criptomoedas. E envie ou receba criptomoedas como qualquer outro aplicativo bancário. Da mesma forma, seria melhor ter uma senha para acessar seu aplicativo de banco online; da mesma forma, você tem uma chave privada para acessar sua carteira de criptomoedas.
Sua chave pública é o que você compartilha com outro indivíduo para que ele transfira fundos para sua carteira. Também é chamado de endereço da carteira. As pessoas só podem enviar criptomoedas para sua carteira usando a chave pública e não podem enviar fundos de sua carteira para outro lugar.
No entanto, uma chave privada pode avaliar seu ativo digital e transferi-lo para outro lugar. É por isso que é tão importante manter sua chave privada segura.
Ao contrário dos bancos tradicionais, se seus fundos forem roubados, você não poderá recuperá-los de forma alguma. Existem muitos tipos distintos de carteiras de criptomoedas disponíveis no mercado, cada uma com seus prós e contras.
Falando em segurança sobre carteiras digitais
A maneira menos segura de armazenar criptomoedas é em uma exchange. Por operarem usando a internet, há mais potencial para serem hackeados. As trocas são um alvo para hackers. Carteiras individuais não dão certeza de quantos ativos digitais em potencial podem ser roubados. No entanto, as trocas de criptografia garantem uma grande quantidade de moedas que podem ser hackeadas.
Portanto, as carteiras frias são a maneira mais segura e ideal de armazenar quantidades significativas de criptomoedas. As carteiras frias também são chamadas de carteiras de hardware. Essas carteiras de hardware são projetadas para criar e armazenar suas chaves privadas offline com segurança.
Ao enviar, receber ou gerenciar fundos, cada usuário usa um dispositivo de hardware e passa por mais etapas de segurança, o que torna seus fundos menos vulneráveis a ameaças.
Algumas das principais carteiras de hardware são; Ledger Nano, Trezor e BC Vault.
Seus fundos estarão seguros assim que você criar e armazenar chaves privadas com carteiras de hardware. Isso também garantirá que seus fundos estejam protegidos contra outros possíveis problemas de segurança que as carteiras de software possam enfrentar.
No entanto, antes de investir em uma carteira de hardware, há duas coisas que você deve saber.
O importante é que você compre carteiras de hardware dos fabricantes reais. Comprar carteiras de uma empresa terceirizada não é seguro, pois pode ser usado antes.
Já que os hackers podem comprar uma carteira de hardware e revendê-la aos comerciantes para hackear rapidamente seus dispositivos para roubar seus fundos.
Em segundo lugar, como em todas as atividades relacionadas a criptografia, verifique novamente o URL que você está acessando para comprar a carteira de hardware. Certifique-se de que o endereço esteja correto e tenha uma camada SSL ou de soquetes seguros que use o protocolo HTTPS em vez de HTTP.
Existem muitos sites de phishing na Internet que afirmam ser os sites reais que você pretende acessar. E ao fazer isso, você pode acabar perdendo seus fundos. Ou até mesmo receber uma carteira de hardware que pode estar comprometida.
Conclusão
Ser seu banco lhe dá muita liberdade, mas vem com mais responsabilidade, controle e competência. Certifique-se de analisar todas as opções possíveis antes de investir, negociar e armazenar seus fundos digitais. Para garantir que seus ativos digitais estejam protegidos, aqui estão algumas coisas que você deve levar em consideração;
Frases de backup / recuperação / semente de carteiras criptográficas.
Armazenamento frio.
Carteiras de papel (chaves privadas).
Carteiras de hardware (gerenciar chaves privadas).
Proteja sua chave privada e frases de recuperação.
Esses são elementos vitais para proteger sua criptomoeda. Tomar as medidas necessárias ajudará a proteger suas carteiras ao mais alto nível e a negociar criptomoedas com segurança.
Fontes de pesquisa: Ledger Nano, Trezor e BC Vault.
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.