O Arsenal FC enfrenta pressão regulatória no Reino Unido por causa de promoções de fan tokens “enganosas”
A Autoridade de Padrões de Publicidade do Reino Unido baniu dois anúncios do Arsenal FC, que supostamente era para “tirar proveito da inexperiência dos consumidores em cripto ativos”
A Autoridade de Padrões de Publicidade do Reino Unido (ASA) proibiu dois anúncios de token que promovem o Arsenal Futebol Clube, determinando que as promoções são “irresponsáveis” e “enganosas”.
Conforme afirmou a ASA:
Como os anúncios banalizaram o investimento em cripto ativo e tiraram proveito da inexperiência ou credulidade dos consumidores, ao não deixar claro que, o CGT (imposto sobre ganhos de capital) teria que ser pago sobre os lucros do investimento, concluímos que os anúncios eram irresponsáveis e violavam o Código.
Publicamos 25 decisões hoje, incluindo uma que proíbe postagens do Arsenal, por tirar proveito da inexperiência dos consumidores em cripto ativos.
De acordo com a decisão, os anúncios em questão foram postados na página do Arsenal, no Facebook, no dia 12 de agosto, bem como no site do clube, no dia 6 de agosto. O primeiro dizia que “$ AFC agora está no ar $ CHZ” e convidava os usuários a “baixar o App Socios para obterem seu token e voto”.
- Veja também: Analise de preço 23 Dezembro: XRP, Filecoin, EOS
O segundo anúncio era intitulado “$ AFC Fan Token: Tudo o que você precisa saber” e “incluía informações explicando o que era o Arsenal Fan Token e os benefícios que ele oferecia”, resumiu o ASA.
Não deve ser promovido imprudentemente
Em sua decisão, o regulador apontou três pontos principais de discórdia nos anúncios do Arsenal. Em primeiro lugar, o ASA os considerou “irresponsáveis porque se aproveitaram da inexperiência ou credulidade dos consumidores e do investimento trivial em cripto ativos”.
Além disso, as promoções “não ilustraram o risco do investimento”, enquanto uma delas também “era enganosa, porque não deixava claro que o token era uma criptomoeda, que só poderia ser obtido abrindo uma conta e trocando por outra criptomoeda, que teve de ser adquirida”, afirmou o ASA, concluindo:
Os anúncios não devem aparecer novamente na forma reclamada.
De acordo com o The Guardian, o Arsenal em sua resposta, disse que planeja conduzir uma revisão, independente da decisão do regulador “para buscar maior clareza sobre a posição atual do ASA”.
Conforme afirmou o porta-voz do clube ao canal:
Levamos muito a sério nossas responsabilidades em relação ao marketing para nossos fãs. Analisamos cuidadosamente as comunicações aos torcedores sobre nossas promoções e fornecemos informações sobre riscos financeiros.
Na semana passada a ASA proibiu sete outros anúncios relacionados à cripto, publicados por empresas como Etoro, Exmo, Coinburp e Luno, por falharem em destacar os riscos potenciais dos ativos digitais.
Fonte: CryptoSlate
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future