Arthur Hayes: Corte de taxas de juros é benefício de curto prazo
O cofundador da BitMEX, Arthur Hayes, comparou o corte da taxa de juros do Fed a um “Sugar High” em seu último artigo.
Arthur Hayes, cofundador da BitMEX, publicou recentemente um artigo intitulado “Sugar High”, destacando os efeitos de curto prazo do potencial corte da taxa de juros do Federal Reserve.
Hayes também enfatizou que ativos como o Bitcoin provavelmente se beneficiarão de um mercado financeiro global líquido que pode vir da inflação.
Iene japonês pode desestabilizar o mercado financeiro dos EUA
Em um discurso de abertura em 23 de agosto, o presidente do Fed, Jerome Powell, insinuou que as taxas de juros seriam reduzidas em setembro, citando um resfriamento considerável no mercado de trabalho “de seu estado anteriormente superaquecido”.
Essa medida, muitas vezes considerada boa notícia para os consumidores, acarreta taxas de juros reduzidas em hipotecas, cartões de crédito e empréstimos automotivos, facilitando os empréstimos e os gastos. O Fed visa evitar a recessão e estimular a economia e o emprego por meio do corte de taxas. Lembre-se de que a senadora dos Estados Unidos, Elizabeth Warren, uma vez solicitou a redução da taxa de juros porque tornou difícil para os americanos pagar o aluguel.
Hayes argumentou que uma inclinação para o corte de taxas teria apenas benefícios de curto prazo, semelhantes a como os alimentos processados açucarados podem dar um impulso de energia a curto prazo. O entusiasta da criptomoeda pediu um aumento da taxa, pois tinha um ganho de longo prazo no desempenho econômico.
“O Fed está alcançando o pico de açúcar do corte de taxas antes que a fome chegue. De uma perspectiva puramente econômica, o Fed deveria estar aumentando, não cortando, as taxas”, escreveu ele.
Hayes também destacou como o anúncio de Powell na sexta-feira impactou o iene japonês. Cortar a taxa de juros diminui a diferença da taxa de juros entre o dólar americano e o iene, desencadeando assim a valorização deste último. O co-fundador da BitMEX alertou que o aumento do iene poderia pressionar os mercados globais, especialmente os ativos denominados em dólares, potencialmente causando turbulência no mercado.
Impacto nos ativos cripto
Embora Hayes defenda um aumento da taxa de juros, um corte na taxa de juros poderia enviar ativos cripto como o Bitcoin a alturas incríveis, já que os americanos têm mais dinheiro para gastar.
No entanto, o defensor da criptomoeda expressou otimismo de que um ambiente líquido no mercado financeiro global poderia lucrar com o Bitcoin e outras criptomoedas.