As 5 principais criptomoedas para investir em 2020

2020 renovará o interesse nas criptomoedas

Foi outro ano agitado para as criptomoedas, com movimentos significativos de preços entre os 10 principais tokens e muita discussão acalorada sobre o futuro da tecnologia. Uma das maiores notícias do ano foi o Projeto Libra do Facebook, que prometeu promover a adoção das moedas digitais. Não obstante todas as boas intenções, este e outros projetos ambiciosos perderam força, e isso se refletiu em menor confiança no mercado de criptomoedas.

2020 certamente trará um interesse renovado nas principais moedas, o que ajudou a levar a criptomoeda e o Blockchain à vanguarda dos avanços tecnológicos. Mas há novas razões pelas quais você deve investir em pelo menos algumas dessas moedas no próximo ano.

Bitcoin

Embora possa parecer uma notícia antiga, investir em Bitcoin ainda é uma boa ideia. A volatilidade da moeda diminuiu significativamente desde o seu aumento fenomenal em dezembro de 2017. A maioria dos analistas concorda que os dias de retornos devastadores com o Bitcoin se foram. No entanto, se você deseja obter retornos pequenos e de longo prazo, a primeira criptomoeda do mundo é uma aposta relativamente segura.

Embora o preço médio do Bitcoin para o ano deva permanecer estável, isso não significa que os traders diários não têm nada pelo que esperar. De fato, ao longo do ano, espera-se que a moeda experimente várias quedas, ideais para traders avançados que desejam vender a curto prazo a criptomoeda. Por outro lado, existem várias razões para comprar Bitcoin e HODL até o final de 2020 e além.

Ethereum

O legado da Ethereum parece ser o de sempre estar em segundo lugar. Mais do que apenas uma criptomoeda, a Ethereum apresentou ao mundo a possibilidade de contratos inteligentes funcionais, bem como uma plataforma na qual construir aplicativos distribuídos (DApps). Há algum tempo, a moeda está perdendo participação de mercado para seus rivais, incluindo EOS e, em certa medida, a NEO. No entanto, enquanto a EOS está atraindo um número crescente de desenvolvedores, o sentimento do mercado ainda favorece o Ethereum.

Após o fork do que é agora conhecido como Ethereum Classic, o Ethereum tem a possibilidade de continuar a se desenvolver e melhorar. Sua principal desvantagem é a falta de escalabilidade, e alguns acreditam que sua mudança para os algoritmos de Proof of Stake (PoS) o ajudará a crescer. Embora o progresso tenha sido lento, ele não existe, deixando a esperança de que 2020 possa ser o ano em que o Ethereum se tornará a criptomoeda na mente de todos.

XRP

A Ripple, ou, para ser mais preciso, o XRP, é uma criptomoeda negligenciada que vem secretamente vencendo instituições financeiras tradicionais no processo de transferência de dinheiro. Usado por centenas de bancos e outras instituições em todo o mundo, a Ripple certamente desempenhará um papel importante em 2020. Diferentemente da maioria das criptomoedas que estão combatendo o sistema, o XRP encontrou uma maneira de transformá-lo de dentro para fora. Existe, portanto, em um espaço com concorrência limitada e em um mercado potencial que atinge dezenas de bilhões de dólares.

Bitcoin Cash

Embora o Bitcoin ainda seja a maior criptomoeda do mundo em capitalização de mercado, seu valor é derivado principalmente de especulação, não de usabilidade. A moeda de Satoshi Nakamoto tem muitas falhas, incluindo a incapacidade de escalar, mas sua maior falha é a falta de consenso entre sua comunidade. Isso levou ao hard fork que criou o Bitcoin Cash.

Embora ainda esteja longe do valor de mercado do Bitcoin, o preço do Bitcoin Cash deve aumentar em 2020, após uma queda no final de 2019. Analistas de mercado acreditam que o aumento será sustentado ao longo do ano e continuará até 2021.

Litecoin

Litecoin é um prodígio do Bitcoin, é a criptomoeda de maior sucesso entre as várias que usam o código base do Bitcoin. Seu sucesso é baseado em sua capacidade de inovar e desenvolver o código, enfrentando suas falhas. Ao contrário do Bitcoin, a comunidade do Litecoin parece funcionar com muito mais eficiência, permitindo melhorar a escalabilidade e a segurança.

Como em todas as Altcoins que usam o código base do Bitcoin, os movimentos de preço do Litecoin geralmente refletem os do Bitcoin. Em 2020, isso deve significar que o Litecoin será visto como um investimento estável, oferecendo retornos pequenos, mas mais seguros. Essa moeda também é muito mais acessível que o Bitcoin e provavelmente atrairá uma audiência maior no futuro.

Fonte: Cryptimi

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.