As políticas dos bancos centrais estão por trás da última alta do Bitcoin?

As políticas de QE dos bancos centrais estão ajudando o BTC?

A administração do presidente dos EUA, Joe Biden, está ansiosa para acelerar seu plano de alívio do coronavírus com uma terceira rodada de estímulos no valor de US$ 1.400 para cada cidadão dos EUA. Se o plano proposto for executado, será uma nota de US$ 1,9 trilhão, além dos planos de estímulo anteriores já em jogo. Embora essas verificações de alívio estejam alinhadas com a necessidade de reenergizar a economia em atraso, alguns relatórios sugerem que eles estão apenas atrasando o eventual estouro da bolha do Bitcoin.

De acordo com o Financial Times, uma série de estímulos do banco central está atualmente sustentando a recuperação do Bitcoin e alimentando seu crescimento.

Na verdade, Michael Bollinger, Diretor de Financiamento da UBS Wealth Administration, acredita que, levando em consideração o histórico de bolhas, a atual “bolha do BTC” poderia ser mantida inflada por mais tempo do que o previsto, sem entrar em colapso.

Pode-se inferir da perspectiva acima que o crédito está sendo retirado do Bitcoin com esse ponto de vista. O que também é curioso e interessante é que o ativo digital continua a ser denominado como uma “bolha” por alguns. Em vez de identificar seu valor intrínseco, terminologias como “especulativo” são regularmente usadas para a criptomoeda.

Agora, definitivamente há alguma lógica por trás do efeito da flexibilização quantitativa no Bitcoin, mas pode ser interpretado de uma maneira diferente.

Um relatório recente da Ecoinometrics observou que há mais liquidez no sistema financeiro atual. Isso está correto, mas não significa que tal situação beneficie apenas o Bitcoin. Outras oportunidades de investimento também estão ganhando ritmo, mas escapam do radar porque a popularidade do Bitcoin é contagiosa para seus proponentes e alarmante para seus céticos.

O poder de compra está diminuindo; por que não Bitcoin?

Comparação de Bitcoin vs Ouro vs Ações desde janeiro de 2020

 

O resultado do mercado atual é que o Federal Reserve está imprimindo dinheiro continuamente. Isso, por sua vez, levou a uma redução do poder de compra com fiat, razão pela qual todos estão olhando para janelas de investimento. O Bitcoin registrou fortes retornos desde o ano passado, portanto, mais pessoas estão se interessando por ele.

Além disso, o Bitcoin está explorando os efeitos de sua adoção da curva em S, possivelmente olhando para um crescimento exponencial no futuro.

Antes do ciclo de alta de 2017, a maioria dos apoiadores do Bitcoin eram desenvolvedores de tecnologia, anarquistas e libertários. Agora, a classe de ativos está se tornando mais varejista, com o crescente interesse institucional se manifestando em todo o mercado. Consequentemente, a bolha do Bitcoin pode não se estender mais. Na verdade, é uma boa possibilidade de que a bolha nem exista mais.

Fonte: AMBCrypto

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.