Assistência médica está se tornando mais acessível mundialmente por meio do blockchain
Sendo uma tecnologia emergente, o blockchain está crescendo significativamente em termos de reconhecimento e participação. Muitos dos envolvimentos com o ecossistema do blockchain são motivados por curiosidade e oportunidade de aferir ganhos. Contudo, as reais razões por trás desta expansão constante se dão praticamente em relação à crescente adoção desta tecnologia em diferentes esferas do desenvolvimento humano.
Uma indústria onde a tecnologia blockchain está começando a ganhar tração e significado é a da assistência médica. Ela é um dos aspectos mais essenciais da existência humana, especialmente em nações desenvolvidas. Em muitos casos, o nível de desenvolvimento de uma população é determinado pelo seu índice de assistência médica.
Leia mais: Upbit lança primeiro índice de criptomoedas da Coreia do Sul
Uma sociedade desbalanceada
Desenvolvimento de nações tem recebido muita atenção na área da assistência médica. Isso é evidente pela quantidade de cuidados e suporte que fluem através dela, vindos de nações mais desenvolvidas e outras instituições globais. Além dos serviços humanos prestados, os índices de desenvolvimento de uma sociedade saudável justificam os processos envolvidos em prestar suporte à assistência médica em nações em desenvolvimento.
Existem muitos processos interconectados no ramo de soluções da área de assistência médica. A maneira e a forma como esses processos são implementados determinam muito os resultados atingidos. Infelizmente, contrariando as expectativas, há um grande desbalanceamento nos níveis de acessibilidade que as pessoas têm a estes serviços.
Acesso aos serviços modernos de assistência médica e a capacidade de participar dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento neste setor ainda são privilégios exclusivos de um grupo limitado de indivíduos. Por exemplo, é muito comum encontrar africanos saudáveis viajando para a Europa ou para os Estados Unidos, só para ter acesso a processos triviais de rotina como check-ups. Além disso, informações sobre uma poupança para emergências médicas nem mesmo chegam ao conhecimento de muitos cidadãos no mundo, tendo em vista que eles estão preocupados com questões mais urgentes, como sobreviver até o próximo dia.
Tornando a assistência médica acessível
Poucas companhias estão tirando vantagem do blockchain para descentralizar a assistência médica e prover um nível acessível à população global. Um típico exemplo onde esta tecnologia é usada para prestar esse avanço são os serviços fornecidos pela Trustedhealth. A plataforma fornece a pacientes, profissionais da área médica e outros prestadores de serviço dentro da indústria a oportunidade de se conectarem diretamente.
A já existente plataforma Trustedoctor conecta pacientes diretamente com especialistas em todo o mundo, sem o custo de deslocamento e outras logísticas. Consequentemente, são eliminadas as barreiras geográficas existentes, que limitam o acesso da maioria do público a serviços médicos de qualidade.
Em termos de financiamentos dedicados à saúde e benefícios associados, localização e falta de propagação de informação estão mantendo o setor em um círculo fechado. Muitas pesquisas e desenvolvimentos estão ocorrendo dentro da área médica, especialmente na parte biotecnológica. Estes avanços estão focados em buscar soluções mais efetivas, especialmente para os problemas críticos de saúde existentes atualmente.
O financiamento para estes projetos geralmente vêm de fontes humanitárias e investimentos privados. Os investimentos estão associados com benefícios que mal se estendem aos programas sociais de saúde. Conforme mencionado acima, tendo em vista a atual estrutura destes sistemas, muitas pessoas são deixadas de fora.
A plataforma de investimento na área da saúde, VanHealthing, e outros projetos relacionados, estão implementando descentralização do blockchain para acabar com o monopólio da indústria. O projeto tem como objetivo trabalhar na reforma da indústria biotecnológica, através da facilitação do acesso a produtos críticos e soluções de saúde, além de tornar os investimentos mais transparentes.
No blockchain, as informações estão ali para que todos vejam, e qualquer um de qualquer lugar pode contribuir com o fundo e aproveitar os benefícios associados a ele.
Uma tecnologia para as massas
Outra área onde o blockchain encontra implementação significativa é o setor farmacêutico, onde a tecnologia pode ser utilizada para rastrear e monitorar o abastecimento de produtos médicos. Registros imutáveis também garantem a consistência dos arquivos médicos de pacientes de todo o mundo.
Blockchain tem sido vista como uma tecnologia das massas, como um nivelador universal. Sua propriedade descentralizadora permite acesso irrestrito e participação a informação, produtos e serviços. Além disso, tendo em vista que o acesso à assistência médica é reconhecido como um direito fundamental e uma necessidade em muitas regiões, o blockchain está tirando as ideias do cercado de papel legislativo e as está colocando na realidade da existência.
Com os desenvolvimentos acima mencionados, e muitos outros ainda por vir na indústria, é certo dizer que logo o ecossistema global da assistência médica apresentará avanços satisfatórios. A lacuna entre os que têm e os que não têm está se tornando mais estreita, na medida em que serviços de assistência médica têm se tornado mais acessíveis para todos.
Fonte: CCN
Edição: WeBitcoin