Associação americana diz que blockchain não é segura para votação on-line

Associação Americana para o Avanço da Ciência diz que blockchain não é segura para votação on-line.

A ideia da votação on-line inclusive com uso da blockchain é apresentada há algum tempo em países ao redor do mundo. À medida que a tecnologia baseada em blockchain começou a surgir, a votação parecia um dos seus melhores casos de uso.

Sua natureza descentralizada significa que nenhuma autoridade central poderia impactar os resultados, enquanto sua imutabilidade significa que as alterações seriam desafiadoras. Além disso, a auditoria transparente de blockchains poderia, em teoria, garantir o nível de controle necessário para impedir a manipulação de votos.

Não é isso que a Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS ) acredita. Em uma carta aos Governadores, Secretários de Estado e Diretores de Eleições Estaduais, a AAAS estabelece suas conclusões sobre votação online baseada em blockchain.

“A manipulação de votos que pode não ser detectada e inúmeras vulnerabilidades de segurança, incluindo possíveis ataques que derrubem o serviço, invasões de malware e violações de privacidade em massa, permanecem possíveis nas votações na Internet”. – lê a carta.

O documento não pára por aí.

“Se uma arquitetura blockchain for usada, surgem sérias questões sobre o conteúdo armazenado nela, como a blockchain é descriptografada para acesso do público e como os eleitores são finalmente transferidos para algum tipo de registro? Nenhuma evidência científica ou técnica sugere que qualquer sistema de votação na Internet possa ou atenda a essas preocupações.”

Há mérito nas reivindicações da AAAS?

Mergulhando mais fundo na carta, pode-se encontrar certo mérito no argumento do AAAS. Segundo ela, “a votação na Internet não deve ser usada no futuro até que, sejam desenvolvidas e implementadas garantias muito robustas de segurança e verificabilidade, uma vez que nenhuma tecnologia conhecida garante sigilo, segurança e verificabilidade de uma votação marcada transmitida pela Internet . ”

De fato, pode-se facilmente questionar os protocolos de segurança que seriam implementados para um sistema desse tipo.

Além disso, o voto é um processo estabelecido nos regulamentos existentes e é gerenciado e governado por autoridades selecionadas. Colocar a votação na blockchain não será tão fácil e conveniente quanto se poderia pensar, pois exigiria uma estrutura reguladora totalmente nova. Por fim, é provável que as mesmas autoridades estejam encarregadas disso, deixando poucas alterações nos sistemas existentes.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.