Astronauta da NASA Jeanette Epps recebe outra missão na estação espacial após o cancelamento de viagem
Astronauta Jeanette Epps está conseguindo uma nova viagem ao espaço com a Boeing
Dois anos depois de ser inesperadamente retirada de um voo para a Estação Espacial Internacional, a astronauta da NASA Jeanette Epps foi designada para uma nova missão na ISS. Em vez de voar no foguete russo Soyuz como planejado inicialmente, Epps se juntará à primeira tripulação operacional do Boeing CST-100 Starliner, uma nova cápsula privada desenvolvida para transportar astronautas da NASA de e para a estação.
Jeanette Epps deveria voar no Soyuz em junho de 2018, quando um dos três membros da tripulação se dirigiu à ISS para uma estadia de seis meses. Isso a teria tornado o primeiro membro da tripulação negra da ISS a viver na estação por um longo período. Mas em janeiro de 2018, a NASA tirou Epps do vôo, fornecendo pouca justificativa para a mudança.
“Vários fatores são considerados ao fazer as designações de voo”, disse Brandi Dean, porta-voz da NASA, em um comunicado na época. “Essas decisões são questões de pessoal para as quais a NASA não fornece informações.” A astronauta da NASA Serena Auñón-Chancellor acabou assumindo o lugar de Epps na missão.
https://twitter.com/Astro_Jeanette/status/1298281502543876097?ref_src=twsrc%5Etfw
“Obrigado @JimBridenstine! Estou ansiosa para a missão.”
Agora a NASA tentará novamente enviar Epps à estação espacial. Ela se juntará aos astronautas da NASA Sunita Williams e Josh Cassada, que já estão designados para voar no Starliner. Esta será a primeira viagem ao espaço de Epps e Cassada, enquanto Williams fará sua terceira viagem.
Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer antes que o trio voe junto. A Boeing ainda precisa realizar dois testes de voo essenciais com o novo Starliner, depois de estragar o primeiro voo do veículo. A Boeing lançou o Starliner em um voo de teste para a estação espacial em dezembro, mas várias falhas de software surgiram durante a missão, e a cápsula nunca chegou à ISS (embora a Boeing tenha conseguido pousar o Starliner com segurança de volta à Terra).
Agora a Boeing deve realizar outro voo de teste sem a tampa do veículo para a NASA e, se der certo, a empresa colocará a primeira tripulação a bordo durante um voo de teste. Somente depois que a Boeing lançar e pousar com segurança essa primeira tripulação Epps e sua equipe serão capazes de voar.
Fonte: The Verge