Astronauta cria NFT e arrecada US$ 500 mil para ajudar a Ucrânia
Ex-membro da NASA passou cerca de um ano na Estação Espacial Internacional; um estúdio colaborou com a criação da coletânea.
NFT no espaço
Scott Kelly, que trabalhou como astronauta para a NASA, lançou a coletânea NFT “Dreams Out of This World” (Sonhos de Fora Deste Mundo, em tradução livre). O projeto foi feito com a parceria do estúdio Orange Comet.
A obra compilou 3.333 trabalhos artísticos relacionados ao seu trabalho fora do planeta Terra, além de menções claras a favor da Ucrânia, país covardemente atacado pelo governo russo.
A coletânea está disponível à venda na OpenSea, famosa plataforma de negociação de tokens não fungíveis.
Venda rápida
Em poucas horas, todos os itens relacionados à coletânea foram vendidos. Foram arrecadados cerca de US$ 500 mil em ativos digitais, que serão repassados ao governo da Ucrânia para auxiliá-lo no combate à repressão russa.
Em entrevista ao portal Space.com, Kelly compartilhou um pouco sobre suas motivações para a criação de sua obra:
“Encontrei inspiração em um livro, intitulado “The Right Stuff”, de Tom Wolfe. Então, eu realmente acredito na ideia de que a inspiração, se realizada da maneira certa e pela pessoa certa, pode trazer resultados extraordinários.”
Todo o valor arrecadado será encaminhado à Global Empowerment Mission (GEM), organização sem fins lucrativos que auxilia nações em situações periclitantes.
Futurismo
Kelly comentou a respeito das criptomoedas, do metaverso e tantas outras tecnologias emergentes:
“Acredito que metaverso, cripto e blockchain serão uma grande parte de nosso futuro. Pareceu o momento certo para me envolver.”
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.