Astrônomos estão usando a galáxia como uma lupa para ver 12 bilhões de anos no passado
Como era a galáxia 12 bilhões de anos atrás? Um vislumbre do universo primitivo
Astrônomos usaram o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) no norte do Chile para visualizar uma galáxia distante que se parece muito com a nossa Via Láctea. Embora a galáxia não pareça ter braços espirais como a Via Láctea, ela apresenta um disco giratório e um aglomerado de estrelas ao redor de seu centro.
O Array, um dos mais caros telescópios terrestres em operação, captou luz de uma galáxia chamada SPT0418-47. De acordo com astrônomos, a luz do SPT0418-47 levou mais de 12 bilhões de anos para chegar até nós, o que significa que o que estamos vendo agora é um retrato instantâneo de como a galáxia e o universo eram quando tinham apenas 1,4 bilhão de anos.
Mesmo com os telescópios mais poderosos que temos, é quase impossível ver essas galáxias distantes, pois parecem pequenas e tênues. Para contornar isso, a equipe usou uma galáxia próxima como uma lupa, cortesia de um efeito chamado lentes gravitacionais. Com esta técnica, “a atração gravitacional da galáxia próxima distorce e dobra a luz da galáxia distante, fazendo com que pareça deformada e ampliada”.
A galáxia também é surpreendentemente estável, o que contradiz as teorias de que praticamente todas as galáxias eram instáveis e turbulentas durante os primeiros dias do universo.
Simona Vegetti, co-autora da pesquisa do Instituto Max Planck de Astrofísica, disse que o resultado “é bastante inesperado e tem implicações importantes em como pensamos que as galáxias evoluem”.
Fonte: TechSpot