Asus permite que gamers minerem criptomoedas com suas GPUs

Asus disponibiliza aplicativo para gamers minerarem criptomoedas com suas GPUs

A gigante taiwanesa do ramo tecnológico, Asus, está agora permitindo que os gamers utilizem a capacidade de seus chips gráficos para lucrar com mineração de criptomoedas.

A companhia anunciou na quinta-feira que firmou uma parceria com a provedora de aplicativos para mineração, Quantumcloud, para permitir que gamers recebam “receita passiva” ao permitir acesso aos seus cartões gráficos (ou GPUs) quando não estiverem sendo utilizados para tarefas no PC. Os lucros serão pagos por meio do PayPal ou WeChat.

O aplicativo utiliza as GPUs dos gamers para alimentar uma plataforma baseada em cloud mining e – em teoria, pelo menos – gerar lucros, dando aos detentores dos chips gráficos uma porcentagem dos ganhos, referente à quantidade da energia fornecida, afirmou o site da Quantumcloud.

A privacidade dos dados financeiros dos clientes é protegida sob a General Data Protection Regulation (GDPR), ressaltou a Asus.

“Como parte de sua tentativa para proteger dados de usuários, a Quantumcloud lançou o aplicativo em concordância com a GDPR e não requer que os clientes utilizem um login único. Em vez disso, clientes utilizam suas contas já existentes no PayPal ou WeChat para logar e coletar os ganhos,” afirmou a empresa.

A Quantumcloud, entretanto, não garante que usuários de seu software lucrarão.

“As taxas de ganho podem mudar baseadas na performance do mercado das criptomoedas e não podem ser garantidas ou influenciadas de qualquer forma pela Quantumcloud,” de acordo com o anúncio.

Webitcoin: Asus permite que gamers minerem criptomoedas com suas GPUs

De forma mais comum, os mineradores de criptomoedas utilizam suas GPUs para minerar criptos individualmente ou coletivamente em pools, utilizando softwares dedicados baixados em seus computadores. Algumas criptomoedas, como Bitcoin, não podem ser efetivamente mineradas com GPUs, requerendo processadores dedicados (chamados ASICs) para serem mineradas, tendo em vista os altos níveis de dificuldade.

Cripto mineradores estão passando por tempos difíceis atualmente, com os valores em baixa e a dificuldade de mineração alta. Estima-se que centenas de milhares de mineradores deixaram a indústria nas últimas semanas. Ontem, a gigante do ramo de mineração, Canaan Creative, temporariamente reduziu os valores de todos os seus dispositivos de mineração para US$200 cada.

A demanda por GPUs por parte dos cripto mineradores também caiu nos últimos meses. Em agosto, a Nvidia emitiu um relatório financeiro indicando um “declínio substancial” nas vendas, em grande parte devido a uma queda na demanda por mineradores.

Fonte: CoinDesk