Há cem anos, Henry Ford estava falando sobre uma nova moeda semelhante ao Bitcoin

Como Henry Ford imaginou o Bitcoin 100 há anos – uma “moeda de energia” única que poderia “parar guerras”

Em 4 de dezembro de 1921, o New York Tribune publicou uma história sobre um projeto inovador de Henry Ford para substituir o sistema monetário então baseado em ouro por uma nova “moeda energética”.

Visão futurística de Henry Ford

Ford estava se referindo a uma nova moeda de energia, que parece ter semelhanças impressionantes com o Bitcoin de Satoshi Nakamoto. O artigo intitulava “O câmbio estrangeiro quer substituir o ouro por uma moeda energética e, assim, parar a guerra”.

Segundo Ford, o ouro foi a base para a eclosão da Primeira Guerra Mundial, assim como, segundo Satoshi, as moedas fiduciárias foram a base da grave crise financeira de 2008. Além disso, como Ford explicou ao jornal, sua moeda energética seria também pode ser produzido em um número limitado, assim como o Bitcoin. Incrível então o que ele disse:

O mal essencial do ouro em sua relação com a guerra é o fato de que ele pode ser controlado. Quebre o controle e pare a guerra.

A incrível semelhança entre a moeda energética da Ford e o bitcoin não pára por aí. Como Ford argumentou, esse novo sistema poderia ter quebrado o que ele mesmo chamava de cartel bancário que existia na época.

Continua Ford:

Trata-se simplesmente de pensar e calcular em termos diferentes daqueles estabelecidos pelo grupo bancário internacional com os quais estamos tão acostumados que pensamos que não há outros padrões desejáveis

Tribune
Image provided by: Library of Congress, Washington, DC

Bitcoin quebra hegemonia das autoridades monetárias

O bitcoin nascido do famoso white paper publicado em 31 de outubro de 2008 por Satoshi Nakamoto , tinha como objetivo principal quebrar a hegemonia de grandes instituições financeiras sobre a economia mundial.

A intuição de Satoshi não foi tão brilhante, se pensarmos que cerca de cem anos antes havia projetos semelhantes como o de Henry Ford. E até mesmo um ganhador do Nobel como Friedrich Hayek falou na década de 1970 sobre o controle excessivo dos EUA sobre o dinheiro como um componente negativo da economia.

Hayek afirmou:

Acho que nunca mais conseguiremos um bom dinheiro antes de tirá-lo das mãos do governo.  Ou seja, não podemos tirar violentamente das mãos do governo, tudo o que podemos fazer é introduzir de uma forma sorrateira para introduzir algo que eles não podem impedir.

Uma declaração que poderia muito bem estar contida no famoso White Paper de Satoshi.

O famoso economista Milton Friedman também falou sobre uma ideia de moeda digital já no final dos anos 1990.

O economista afirmou:

Acho que a Internet será uma das principais forças para reduzir o papel do governo. A única coisa que falta, mas que será desenvolvido em breve, é um e-cash confiável, método pelo qual na Internet é possível transferir fundos de A para B, sem que A conheça B ou B conheça A.

Bitcoin, uma revolução imparável

Apesar das tentativas dos governos e bancos centrais de desacreditar, a capitalização de mercado da criptomoeda ultrapassou US $ 2 bilhões. El Salvador tornou o Bitcoin legal em todo o país em 7 de setembro, e outros estados estão pensando em fazer a mesma coisa. Sua adoção está crescendo cada vez mais como moeda de troca e como reserva de valor em vez de ouro em uma perspectiva antiinflacionária.

80 bancos centrais já estão estudando a criação de uma moeda digital estatal, que pode competir com criptomoedas privadas. Em suma, a revolução aberta por Satoshi em 2008 parece agora ter alcançado um ponto sem volta.

Fonte: Cryptonomist

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno.Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_