Atitude do Banco Central Europeu irá valorizar as criptomoedas

Iniciativa do BCE é um combustível para as criptomoedas

De acordo com um artigo da Bloomberg, o Banco Central Europeu (BCE) pode, em breve, tomar atitudes para “estimular” a economia local, o que além do corte de taxas, pode resultar na impressão de mais papel moeda. O caso foi citado por Anthony Pompliano, cofundador e sócio da Morgan Creek, que apontou ser algo positivo para as criptomoedas.

Conhecido entusiasta do setor, Pompliano enxergou a iniciativa não só como um tiro no pé, mas também como uma oportunidade para valorizar ainda mais os criptoativos, com destaque para o Bitcoin.

Em seu tweet, Pompliano chama atenção para o fato de que, enquanto o banco está imprimindo cada vez mais dinheiro, o Bitcoin chega cada vez mais próximo do halving, evento que diminuirá pela metade a recompensa pela mineração.

O cenário aponta para um caso onde o dinheiro é “fabricado” no ritmo dos caprichos de autoridades, em detrimento de uma situação onde um ativo totalmente descentralizado tende à escassez.

Como apontado anteriormente, a inflação gerada pela impressão desenfreada de papel moeda faz com que a população procure por outras alternativas. Na Venezuela, por exemplo, os moradores recorrem cada vez mais aos ativos digitais, principalmente Bitcoin e Dash, para escapar do bolívar.

No início do mês o presidente Donald Trump sugeriu abertamente que os Estados Unidos poderiam injetar capital na economia para competir com a China e a Europa.

Casos similares são comuns, o que acaba tornando ativos digitais como o Bitcoin uma reserva de valor muita mais confiável do que moedas soberanas.

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli