Ativistas na Eslováquia desenham logo luminoso do Bitcoin na fachada do banco central do país em forma de protesto

Um grupo de ativistas pró-criptomoedas “trollou” o banco central da Eslováquia de forma espetacular nesta semana, ao protestar contra a hostilidade dos órgãos reguladores locais em relação às criptomoedas e traders.

Leia mais: Novo estudo afirma que 80% das ICOs conduzidas em 2017 foram golpes

Ativistas projetaram logo do Bitcoin no Banco Nacional da Eslováquia

O grupo de ativistas criado na Bratislava, Paralelná Polis — que, dentre outros esforços, opera o Cryptoanarchy Institute — publicou ontem um vídeo mostrando seu mais recente ato de protesto contra o regime regulatório do país em relação às criptomoedas. Segundo o grupo, os reguladores iniciaram uma “caça às bruxas” contra exchanges e outras companhias da indústria.

No vídeo, os ativistas do Paralelná Polis projetaram logos gigantes de Bitcoin nos prédios dos bancos locais que expressaram hostilidade em relação às criptomoedas, culminando no Banco Nacional da Eslováquia. Os ativistas também projetaram rapidamente a logo da criptomoeda focada em anonimato, Monero.

https://www.youtube.com/watch?v=g_vIfdPclmU

A declaração abaixo, reproduzida em sua integridade, acompanhou o vídeo:

“Esclarecimento aos bancos:

Criptomoedas representam para o sistema bancário o que a prensa de Gutenberg representou para a literatura.

Da mesma forma como a igreja perdeu o controle sobre a redação manual dos livros, os bancos estão perdendo o controle sobre novas criptomoedas.

Os bancos eslovacos, em vez de abraçarem as possibilidades ilimitadas oferecidas pelas criptomoedas e apoiarem as cripto companhias emergentes, devido aos reguladores estatais ou a uma legislação fosca, escolheram permanecer na escuridão. A caça às bruxas contra cripto companhias e o bloqueio de transações de exchanges continua.

O esclarecimento aos bancos é uma tentativa de superar a escuridão que, assim como no século XV, preveniu que a revolucionária tecnologia dos livros se estabelecesse. Agora, no século XXI, os bancos estão ameaçando a ascensão de uma nova era descentralizada baseada no blockchain.”

O ato é uma referência à ação tomada pelo Banco Nacional da Eslováquia em 2008, quando exibiram um logo gigante do euro em sua sede, em antecipação à adoção da moeda trans europeia.

Leia mais: Binance está apoiando a criação do primeiro banco descentralizado do mundo em Malta

Eslovênia constrói monumento dedicado ao Bitcoin

Enquanto os ativistas na Eslováquia estão projetando a logo do Bitcoin em bancos como forma de protesto, o governo local de outro país do leste europeu está utilizando o mesmo logo para manifestar seu interesse em ser um hub regional para a florescente indústria do blockchain.

Um grupo de startups fintech, incluindo a exchange Bitstamp — em parceria com o governo local — financiaram a construção de um monumento dedicado ao Bitcoin durante um período movimentado do dia em Kranj, quarta maior cidade eslovena. Os apoiadores do projeto disseram em uma declaração:

“Ao revelar o monumento comemorativo, a Eslovênia criou e enviou uma mensagem ao mundo, enfatizando sua abertura à digitalização, sua suscetibilidade ao uso de novas tecnologias e sua hospitalidade em relação ao pensamento progressivo, cujo objetivo não é somente otimizar o cotidiano das pessoas, mas também a confiança interpessoal, a transparência e a cooperação. Para os residentes locais, este é um lembrete da conectividade e da abertura para novas possibilidades — as fundações de uma vida de qualidade no futuro.”

Enquanto isso, entusiastas de criptomoedas na Ucrânia iniciaram uma campanha para construir em Kiev uma estátua do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, em um local onde uma estátua de Vladimir Lenin ficava antes de sua destruição em 2014, durante a Revolução Ucraniana.

Leia mais: Ripple quer derrotar o Bitcoin no mercado indiano

Fonte: CCN